Política

Disputa pela sucessão de Gleisi cria racha no PT

Divulgação / Partido dos Trabalhadores
A disputa está entre as alas de São Paulo e do Nordeste do partido  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Partido dos Trabalhadores

Publicado em 29/06/2024, às 09h01 - Atualizado às 09h09   Cadastrado por Daniel Serrano



A eleição para a presidência nacional do PT está agendada para acontecer em março do ano que vem. No entanto, integrantes do partido já se movimentando para a disputa e vem alas da sigla entrarem em atrito.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o jornal O Globo, há um impasse entre a ala paulista do PT, que defende o nome do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, para o cargo, contra o grupo nordestino do partido, que quer o governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), para o comando da sigla.

As alas de São Paulo e do Nordeste travam uma disputa em diversas áreas por protagonismo no partido.

A ala paulista defende Edinho pela proximidade com Lula, que chegou chamar o prefeito de Araraquara de “é o melhor prefeito do país”. Já os aliados de Guimarães apontam que o fato de o PT foi presidido poucas vezes por nordestinos e pelo fato de a região ser onde o partido ter os resultados eleitorais mais expressivos.

A disputa entre as alas paulistas e nordestina do PT também são observados no governo do presidente Lula. Os ministros da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, e da Fazenda, Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, colecionam atritos, como os posicionamentos divergentes sobre a meta de déficit fiscal zero e o processo de saída de Jean Paul Prates da presidência da Petrobras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp