Política

Cobrado por renovação, PT aposta em velhos conhecidos para eleições deste ano

Lula Marques / PT
Bnews - Divulgação Lula Marques / PT

Publicado em 30/06/2024, às 10h59   Cadastrado por Daniel Serrano



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, no último dia 10 de junho, de uma reunião virtual para debater uma "renovação" do partido. O tema rendeu intensos debates dentro da sigla, especialmente depois que a Juventude do PT ter divulgado uma carta, na última segunda-feira (24), acusando os dirigentes petista de “sufocar e impedir a transição geracional”. A informação é da revista Veja.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

De acordo com a publicação, em meio ao debate sobre a discussão dos quadros do partido, a Executiva Nacional do PT divulgou uma lista dos 157 candidatos que a Federação Brasil Esperança, que a sigla faz parte ao lado do PCdoB e PV, vai apoiar em cidades com mais de 100 mil eleitores. O que chamou a atenção é o destaque dado para a "velha guarda" do partido.

Em São Caetano do Sul (SP), o PT deve lançar o ex-deputado e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jair Meneguelli. Já em Santos, aposta do partido deve ser a ex-deputada federal Telma de Souza, que já foi prefeita da cidade entre 1989 e 1992.

O PT não vive uma dificuldade de renovação apenas para o Executivo. O partido tem a bancada tem a bancada mais “velha” na Câmara dos Deputados, com uma média de idade de 55,7 anos ao tomar posse em 2023 e vê o PSOL na contramão do “envelhecimento” petista e assumir uma certa preferência do eleitorado mais jovem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp