Meio Ambiente

Junho Verde: gerente de relações institucionais do Airbnb detalha iniciativas sustentáveis da empresa

Reprodução/YouTube
Aleksandra Ristovic foi uma das convidas do projeto Junho Verde, do BNews  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube
Gabriela Araújo

por Gabriela Araújo

[email protected]

Publicado em 19/06/2024, às 21h33



Aleksandra Ristovic, gerente de relações institucionais e governamentais do Airbnb, foi uma das convidadas do projeto Junho Verde, do BNews, nesta terça-feira (18). Entre os diversos assuntos abordados durante a conversa, Aleksandra falou sobre como a sustentabilidade é pautada pela empresa, que opera no mercado on-line de estadias, de curto e longo prazo, em residências. 

“A sustentabilidade está dentro do DNA do Airbnb. O que temos visto é que, apesar de ser uma empresa global, o foco das nossas iniciativas de sustentabilidade tem que ser local, porque, no final das contas, o Airbnb se preocupa com as comunidades que ela opera. Então, eu acho que a empresa é interessante porque temos esse foco global e, ao mesmo tempo, local, tentando impactar e trazer o verde para as comunidades onde operamos”, explicou.  

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

Na ocasião, a gerente também falou sobre como a empresa atende às exigências dos clientes que buscam turismo sustentável. “Nós sabemos, com muita clareza, que o brasileiro procura viagens sustentáveis. Nós sabemos que os brasileiros querem e se importam com a preservação local, e nós pensamos na sustentabilidade como um todo. Então, não só a sustentabilidade na área de conservação do meio ambiente, mas também no empoderamento local das comunidades, na inclusão social. Nós temos 57% de mulheres anfitriãs na plataforma. Tudo isso consegue fazer parte da cadeia do valor do turismo”, afirmou.  

Ainda falando sobre as iniciativas em prol do meio ambiente promovidas pela organização, Aleksandra contou como um fundo comunitário criado pela empresa auxilia comunidades na manutenção de iniciativas com foco em preservação ambiental.  

“A sustentabilidade é importante para o mundo todo, mas especialmente para o Brasil, que tem tanto verde. O fundo comunitário existe para ajudar essas comunidades locais a terem essas iniciativas de conservação, preservação, e temos o foco em sustentabilidade desde o começo. Começamos com um projeto de conservação dos corais, na Costa de Corais. Esse foi o primeiro trabalho que fizemos com o WWF Brasil, que está em andamento”, contou. 

Os US$ 500 mil concedidos para a organização visam apoiar os esforços de restauração dos recifes de corais ao longo da Costa de Corais do país e faz parte dos mais de US$ 2 mi de dólares que o Fundo Comunitário do Airbnb concedeu para mais de seis entidades em toda a América Latina que trabalham em prol da proteção do planeta e promovem a sustentabilidade e a conservação ambiental. 

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp