Economia & Mercado

Mercado Financeiro: BC prevê aumento da inflação em 2024, pela oitava semana consecutiva

Agência Brasil / Arquivo
Para 2025, a projeção da inflação também subiu; veja números e precentuais  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil / Arquivo
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 01/07/2024, às 10h55 - Atualizado às 11h16



A inflação continua em alta. É o que afirma reportagem de o site da Agência Brasil, que explica o fato de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é tido como a inflação oficial do país, ter aumentado de 3,98% para 4% em 2024.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Esta é a oitava semana consecutiva de aumento do IPCA. “A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (1º), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2025, a projeção da inflação também subiu de 3,85% para 3,87%. Para 2026 e 2027, as previsões são de 3,6% e 3,5%, respectivamente”, diz a reportagem.

Ainda de acordo com a matéria de a Agência Brasil, “a estimativa para 2024 está acima da meta de inflação, mas ainda dentro de tolerância, que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%. A partir de 2025, entrará em vigor o sistema de meta contínua, assim, o CMN não precisa mais definir uma meta de inflação a cada ano. Na semana passada, o colegiado fixou o centro da meta contínua em 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp