Política

Senado debate projeto que inclui conteúdo feminista nas escolas

Reprodução
A ideia é levar para as escolas o ponto de vista feminino como forma de resgatar as contribuições  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/06/2024, às 11h20   Rebeca Silva



A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou, na quarta-feira (19), um projeto que torna obrigatória a inclusão de conteúdo feminista no ensino fundamental e do ensino médio.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A iniciativa, encampada pela deputada Tábata Amaral (PSB-SP), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e ainda precisa ser apreciada pela Comissão de Educação antes de seguir para votação em plenário.

Leandro Fonseca/Exame

A ideia é levar para as salas de aula o ponto de vista feminino como forma de "resgatar as contribuições, as vivências e as conquistas femininas nas áreas científica, social, artística, cultural, econômica e política", afirma o texto.

A relatora na CDH, senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), falou sobre a importância do projeto como forma de quebrar paradigmas e fortalecer o conhecimento sobre temas da representação feminina.

"Em razão dos estereótipos existentes, há uma associação de brilhantismo e genialidade muito mais aos homens do que às mulheres. A existência desses estereótipos influencia a tomada de decisões de meninas a partir dos seis anos de idade, desencorajando-as de interesses em determinadas matérias, o que, como consequência, contribui para que diversas áreas e carreiras de grande reconhecimento tenham baixa representação de mulheres", afirmou Thronicke.

Antes de chegar ao plenário, o projeto de lei precisa da aprovação da Comissão de Educação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp