Política

França vai às urnas para o primeiro turno das eleições legislativas neste domingo

Reprodução / Redes Socias
Pesquisas projetam uma guinada para a extrema direita na França  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Socias
Thiago Teixeira

por Thiago Teixeira

[email protected]

Publicado em 30/06/2024, às 08h10



Os franceses vão às urnas neste domingo (30), no primeiro turno das eleições legislativas. Pesquisas projetam uma guinada para a extrema direita na segunda maior economia da União Europeia. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em frente ao principal cartão postal da França, ativistas protestaram contra o Reunião Nacional, partido de extrema-direita que aparece em primeiro nas pesquisas de intenção de voto para as eleições parlamentares deste domingo.

Três semanas atrás, o presidente Emmanuel Macron decidiu antecipar as eleições legislativas, depois que o partido dele teve menos da metade dos votos que o partido de Le Pen na votação para o Parlamento Europeu. Foi uma manobra política para tentar ampliar a base no Parlamento francês, mas que dá sinais de ter sido um tiro no pé.

Na Assembleia Nacional, a coalizão de Macron, de centro, tinha 250 assentos. A extrema-direita tinha 88. Agora, o grupo de Macron deve despencar para entre 70 e 100 cadeiras, segundo as pesquisas. Já a extrema-direita pode ficar entre 225 e 265 lugares. Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de 289 dos 577 assentos.

Outra força que deve crescer é a esquerda, que se uniu e pode chegar até os 200 parlamentares. As eleições legislativas antecipadas na França são as mais importantes em décadas, não só para o país, mas para toda a Europa, e com consequências para ainda além. O mundo está de olho e vai seguir assim até o segundo turno, no dia 7 de julho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp