Política

URGENTE! Macron antecipa eleições na França; saiba motivo

Reprodução / TV
O presidente Emmanuel Macron fez o anúncio na noite deste domingo  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV

Publicado em 09/06/2024, às 19h34   Rebeca Silva



Os franceses vão às urnas para eleições legislativas antecipadas em 30 de junho e 7 de julho. O presidente Emmanuel Macron fez o anúncio na noite deste domingo, depois que o partido de extrema direita Rassemblement National (Reunião Nacional, RN) obteve quase um terço dos votos na votação para o Parlamento Europeu.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

“Depois de ter realizado as consultas previstas no artigo 12.º da nossa Constituição, decidi dar-vos novamente a escolha do nosso futuro parlamentar através da votação. Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional esta noite”, declarou o Chefe de Estado num discurso televisionado após o anúncio dos resultados. “Assinarei dentro de momentos o decreto que convoca as eleições legislativas que se realizarão em 30 de junho para a primeira volta e em 7 de julho para a segunda”, acrescentou.


O resultado da votação europeia “não é um bom resultado para os partidos que defendem a Europa”, insistiu, notando que a extrema direita alcançou “quase 40% dos votos emitidos” em França. “A ascensão de nacionalistas e demagogos é um perigo para a nossa nação, mas também para a nossa Europa, para o lugar da França na Europa e no mundo”, acrescentou.

O candidato de extrema direita francês, Jordan Bardella, de 28 anos, obteve entre 31,5% e 32,4% dos votos, seguido de longe pela candidata de situação Valérie Hayer (15,2%) e pelo socialista Raphaël Glucksmann (14% a 14,3%), de acordo com estimativas.

“Esta tarde trouxe um vento de esperança para a França e está apenas começando”, disse Bardella.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp