Meio Ambiente

Junho Verde: "Totalmente comprometidos em fazer a nossa parte no combate às mudanças climáticas", diz MSC Cruzeiros

Divulgação
Divulgação
Letícia Rastelly

por Letícia Rastelly

[email protected]

Publicado em 29/06/2024, às 06h00



O cuidado com o meio ambiente não diz respeito apenas aos que estão em solo terrestre, mas também aos que estão sob as águas, como é o caso da MSC Cruzeiros. Com compromisso com a sustentabilidade, a companhia tem investido em tecnologia para seus navios, com objetivos claros, como é o caso da meta de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

Uma das tecnologias utilizadas para isso é a shore-to-ship, que consiste em utilizar a energia dos locais onde os navios atracam, eliminando assim as emissões produzidas pelos motores de navios tradicionais, já que eles acabam sendo desligados. Essa ténica melhora a qualidade do ar local e reduz os níveis de ruído e vibração.

“Além disso, nós conseguimos aumentar o número de escalas em portos que já utilizam a energia proveniente de terra e pretendemos adicionar pelo menos 15 novos portos a esse plano entre 2024 e 2026 (...) Em 2023, foram realizadas 44 conexões bem-sucedidas, totalizando em 468 horas de atracação (...)Nosso objetivo é alcançar mais de 220 conexões em 2024”, diz a MSC Cruzeiros’, conta a MSC.

Para alcançar os objetivos sustentáveis da empresa, a parceria tem sido importante, como detalha a MSC: “Trabalhamos em estreita colaboração com as principais empresas de tecnologia, estaleiros e fornecedores de combustível para ampliar os limites do que é possível, e participamos de diversos projetos de pesquisa do setor, com o objetivo viabilizar navios com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa. [Além disso,] desde 2017, todos os novos navios da nossa frota são lançados com o sistema de energia proveniente de terra e os planos para a modernização dos outros navios estão em andamento.”, contou a MSC.

Nos últimos anos, a MSC inaugurou vários navios que trazem os mais recentes avanços tecnológicos para a indústria: “Em dezembro de 2022 e em junho de 2023, lançamos, respectivamente, o MSC World Europa e o MSC Euribia, os dois primeiros navios da frota movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL), um combustível marítimo de menor emissão atualmente disponível em grande escala (...)  Em abril de 2025, inauguraremos o MSC World America e, em 2026, o MSC World Asia – os próximos navios da Companhia, também movidos a GNL”.

Vale destacar que o GNL é um combustível de transição e continua sendo visto como um caminho para a descarbonização marítima. O GNL fóssil oferece reduções imediatas de emissões de gases de efeito estufa quando comparado com combustíveis marítimos convencionais. Além disso, a tecnologia dos motores e dos sistemas de combustível dos navios movidos a GNL utilizam está pronta para operar com substitutos renováveis, como o Bio-GNL e o GNL Sintético, quando se tornarem disponíveis globalmente.

Certificação Green Marine Europe

Dedicado a indústria marítima, a Certificação Green Marine Europe tem objetivo de avaliar ambientalmente as companhias marítimas. De modo voluntário, a MSC Cruzeiros, e a recém-lançada marca de luxo do Grupo MSC, a Explora Journeys, aderiu ao programa em 2022. “Nos comprometendo a mensurar e acompanhar o desempenho ambiental de acordo com as diretrizes do programa, em oito indicadores-chave de performance. Além disso, nos responsabilizamos por apresentar os resultados anuais de desempenho ambiental a uma entidade externa de verificação credenciada e publicá-los”, explicou a MSC.

Confira mais matérias do projeto Junho Verde! 

“Em outubro de 2023, conquistamos, orgulhosamente, a Certificação Green Marine Europe, alcançando a pontuação mais alta possível nos oito indicadores de performance avaliados que, segundo os organizadores, representam “excelência e liderança ambiental”, celebra a MSC. Os indicadores de performance medidos foram: espécies aquáticas invasoras, emissões de poluentes atmosféricos – tanto dióxido de enxofre, quanto materiais particulados – emissões de poluentes atmosféricos de dióxido de nitrogênio, emissões de gases de efeito estufa, descarte de óleo, gestão de resíduos, ruído irradiado subaquático e reciclagem responsável.

Vida marinha

“Uma de nossas principais preocupações é a preservação do nosso planeta, principalmente o ambiente marinho, e isso se tornou um dos principais compromissos da Companhia. Nós sempre acreditamos que os cruzeiros podem ser sustentáveis no futuro e nossa jornada é baseada em melhoria contínua, com foco em minimizar e reduzir continuamente o impacto ambiental das operações – tanto no mar quanto em terra”.

Além de sistemas e tecnologias de combustível, como já foi citado, a MSC afirma estar preocupada em implementar outras tecnologias e sistemas nos navios ao longo do tempo, com o objetivo de auxiliar na mitigação do impacto ambiental. “Estamos totalmente comprometidos em fazer a nossa parte no combate às mudanças climáticas e na promoção da biodiversidade oceânica”, afirma a empresa”, comenta a MSC.

Para isso, eles contam com sistemas avançados de tratamento de águas residuais e de lastro; sistemas de gestão de resíduos sólidos; gestão de eficiência energética, com equipamentos que ajudam a reduzir e otimizar o uso do motor, incluindo sistemas de aquecimento, ventilação, ar-condicionado (HVAC) e iluminação LED; cascos revestidos com tintas especiais que impedem o crescimento de cracas, algas e organismos marinhos, reduzindo significativamente o arrasto do navio, ocasionando um menor uso dos motores e de combustível; conexão de energia proveniente de terra; e sistemas de gerenciamento de ruído irradiado subaquático, com projetos de casco e casa de máquinas que minimizam o impacto acústico do som, reduzindo seus efeitos potenciais na fauna marinha.

Em paralelo ao desenvolvimento de novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental das operações, o Grupo MSC e a MSC Foundation também promovem ações focadas na proteção ambiental, como os projetos do Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation, na Ocean Cay MSC Marine Reserve, ilha privativa da MSC Cruzeiros nas Bahamas, com foco na proteção de recifes de corais. “E com o objetivo de incentivar e conscientizar os hóspedes sobre a importância de cuidarmos do ecossistema marinho, também oferecemos atividades e programações especiais sobre o tema, para crianças de todas as idades e suas famílias, a bordo de navios da frota”, enfatiza a MSC

Social

A MSC também tem um cuidado com a questão social. Atuando por meio da MSC Foundation, uma organização sem fins lucrativos, que participa de uma ação para construir navio-hospital que terá impacto direto na África Subsaariana. “Acreditamos que os valores e compromissos da MSC Foundation sejam reforçados pelas nossas ações eficazes nas áreas de conservação marinha, ajuda humanitária e desenvolvimento sustentável, refletindo positivamente na sociedade e dentro do Grupo”, contou a MSC.

A Fundação opera de três maneiras principais: Fornecendo fundos ou “subsídios” aos parceiros para a realização de atividades durante um período de um a cinco anos; Gerenciando diretamente o Programa Super Coral na ilha de Ocean Cay, nas Bahamas, em colaboração com universidades parceiras e outros especialistas líderes; E em emergências, apoiando respostas humanitárias internacionais e nacionais, com doações em espécie para o transporte de itens de ajuda humanitária à ONU e as principais organizações internacionais, além de fornecer assistência direta para o transporte desses itens.

“O Grupo MSC começou a contribuir para o trabalho da Mercy Ships em 2011, e a MSC Foundation administra essa parceria desde que foi estabelecida, em 2018. A Mercy Ships é uma instituição beneficente global que utiliza navios-hospitais, com uma tripulação voluntária, para fornecer serviços de saúde e cirurgias gratuitas em regiões onde as pessoas não têm acesso. Com espaços de treinamento bem equipados, a Mercy Ships também trabalha junto às nações parceiras para atender às necessidades de educação e treinamento de longo prazo de sistemas cirúrgicos. O apoio das equipes da MSC na África abrange desde a agência marítima local da MSC e terminais da MSC e TiL que manuseiam a carga, até os serviços de logística, armazenamento e transporte terrestre da MSC e MEDLOG”, detalha a MSC.

Mas não é só a Africa que conta com esse apoio. “A MSC Foundation responde regularmente a emergências em todo o mundo, incluindo apoio em diversas frentes referentes ao terremoto que atingiu a Turquia e a Síria em 2023 e aos refugiados da Ucrânia em 2022. Recentemente, o Grupo MSC e a MSC Foundation também realizaram esforços de ajuda imediata para o estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, que sofreu a pior catástrofe climática de sua história, afetando 401 municípios. Fomos um dos primeiros a responder aos pedidos urgentes de assistência do Governo Federal Brasileiro, comprometendo-nos a facilitar os esforços de ajuda imediata” ressalta a MSC.

Além disso, eles contam que o Grupo MSG e MSC Foundation, estabeleceram parcerias com a Unicef desde 2009, para apoiar programas de mudança de vida para crianças em várias partes do mundo, com apoio à educação em comunidades vulneráveis, reduzindo as taxas de malária e desnutrição em crianças, e prestando ajuda emergencial.

O projeto Junho Verde 2024 é uma realização do Grupo A4 com patrocínio da Suzano, Governo Bahia, Axxo, JBS, Sian Engenharia, Shopping da Bahia, Intermarítima e Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O apoio fica por conta da Atlântico Transportes, ITS Internet, Planeta Imaginário, Ecogreen Educação Ambiental, Casa Soma e UCI Orient Shopping da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp