Meio Ambiente

Junho Verde: feira enaltece economia local com produtos orgânicos no Parque da Cidade

Dinaldo Silva/BNews
Evento comercializava frutas, hortaliças e até ecobags  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 08/06/2024, às 12h30



Aconteceu neste sábado (8), no Parque da Cidade, no bairro do Itaigara, em Salvador, a 5ª edição do Circuito de Feiras Agroecológicas de Salvador. Aberto ao público, o evento reuniu fornecedores de itens de produção primária (vegetais, frutas, hortaliças), produtos beneficiados (compotas, molhos, lanches), além de produtos ou serviços com aderência ao assunto (brechó, ecobags, compostagem).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!


A iniciativa tem o objetivo de democratizar o acesso da população a esse tipo de produto e serviço fazendo feiras em bairros populares e em locais de fácil circulação das pessoas na cidade. 

O BNews esteve no evento e conversou com representantes da prefeitura que estão à frente da organização da feira. A diretora de resiliência da Secis, Amanda Moraes, contou que a escolha pelo Parque da Cidade aconteceu por conta da semana do meio ambiente, além disso é uma oportunidade de se adquirir produtos sem agrotóxicos e promover a sustentabilidade e o bem-estar. Ela comentou ainda que essa é mais uma ação da prefeitura que prioriza as questões ambientais.


O titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, salientou que a feira foca no produtor da capital baiana e da região metropolitana, que na visão dele, é invisibilizado. Segundo Euler, a cidade de Salvador possui hortas onde alimentos saudáveis são produzidos, por isso a feira é uma oportunidade de venda e mostrar que é possível produzir bons produtos em centros urbanos. O secretário frisou ainda que os produtores não têm custos para vender os produtos nesta feira, que é totalmente apoiada pela prefeitura. 

A produtora Teka Schiochet, que faz kombucha, uma bebida 100% artesanal, comemorou a realização da feira como forma de divulgar o seu produto que é feito à base de chá e fermentada com suco integral de frutas.  Teka pontuou ainda o cunho econômico do vento, que estimula a economia dos bairros fortalecendo o comércio para os produtores e agricultores. 

O projeto Junho Verde 2024 é uma realização do Grupo A4 com patrocínio da Suzano, Governo Bahia, Axxo, JBS, Sian Engenharia, Shopping da Bahia, Intermarítima e Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O apoio fica por conta da Atlântico Transportes, ITS Internet, Planeta Imaginário, Ecogreen Educação Ambiental, Casa Soma e UCI Orient Shopping da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp