Meio Ambiente

Junho Verde: McDonald's promove sustentabilidade e inovação no setor alimentício

Divulgação/McDonald's
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Publicado em 26/06/2024, às 12h00   Rafael Albuquerque e Gabriela Araújo



Diante dos impactos crescentes das mudanças climáticas, a conscientização ambiental e a sustentabilidade atuam com pilares fundamentais para a preservação do planeta Terra. A adoção de práticas sustentáveis, tanto por indivíduos quanto por empresas, não apenas contribui para a redução de tragédias ambientais, como a que atingiu o Rio Grande do Sul, mas também ajuda a criar um ambiente saudável para as gerações futuras. 

Por essa razão, o McDonald's, operado pela franqueadora Arcos Dorados, tem se destacado por iniciativas voltadas à minimização dos impactos ambientais de suas operações. Entre as principais ações, a gigante de fast food estimula a separação adequada dos resíduos e pratica a compostagem de materiais orgânicos, que saem do salão ou da própria cozinha. Os itens são processados numa composteira e transformados em adubo para cultivo de temperos na "Horta do Méqui", como coentro, salsinha, alecrim, hortelã, manjericão e muitos outros, que podem ser levados pelos colaboradores para suas casas.  

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"Essa é uma forma graciosa que encontramos para chamar a atenção do público e  trazer à tona a importância da prática da economia circular dos alimentos, que é baseada nos ciclos da natureza, onde nenhum resíduo é desperdiçado", informou a empresa. 

Ao BNews, a rede também falou sobre os itens que estão fora do seu padrão comercial, mas que possuem condições para o consumo, como pães, carne, tortinhas e partes do tomate. Tudo isso é doado para alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da startup social Comida Invisível, que conecta as doações à ONGS em uma plataforma on-line. Até o momento, graças ao engajamento de mais de 130 restaurantes, já foram doadas 23 toneladas de alimentos.   

A reciclagem do óleo vegetal, realizada em todos os restaurantes, também é uma das práticas sustentáveis adotadas pelo McDonald's. Dados da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) indicam que, quando descartado de forma incorreta, no ralo de pia ou no solo, cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.

"Atualmente, 100% do óleo utilizado nas cozinhas McDonald’s é reciclado, direcionando o resíduo para o destino correto, contribuindo para a produção de biodiesel, ração animal e produtos de limpeza. Sem contar que, através de uma simples ação como essa, geramos inclusão social, empregos e renda, sem gerar lixo e promovendo a redução das emissões de CO2", explicou.

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Outra iniciativa é a reciclagem dos uniformes dos funcionários e de copos, que viram insumos para novos produtos. "Estamos comprometidos em continuar desenvolvendo e implementando práticas que contribuam para um futuro mais sustentável e justo para todos, e neste caso, nossa aliada é a líder global em soluções para cadeias de suprimentos, a Martin Brower, que, junto da Ideal Work, nossa fornecedora de uniformes, recupera e transforma uniformes que já não podem mais ser aproveitados, em aventais para algumas unidades de McCafé. Isso é feito através de uma inovadora técnica de desfibramento de tecidos, e a iniciativa está presente em 300 restaurantes", detalhou. 

Agenda ESG

Entre os diversos pontos da agenda ESG, estão a diversidade e inclusão, fatores que também são trabalhados pelo McDonald's. "Na nossa rotina, participamos e promovemos treinamentos de letramento, sensibilização, combate aos vieses inconscientes. Tudo para garantir que todos tenham espaço para crescer, se desenvolver, e fazer a diferença vivendo sua autenticidade, sendo quem realmente são e, assim, alcançando seu máximo potencial", pontuou.

A companhia conta com o "Somos, Comitê de Diversidade e Inclusão", que visa a criação de iniciativas para conscientizar os funcionários sobre o respeito às individualidades. De maneira externa, a empresa também integra importantes movimentos empresariais, como o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e o Movimento Pela Equidade Racial (MOVER).

No Brasil, as mulheres compõem 57% do quadro de colaboradores da rede e 51% dos cargos de liderança são ocupados por elas. Em 2023, mais de 90 novas posições de liderança foram ocupadas por pessoas negras na companhia, enquanto mais de 21 mil colaboradores em todo o país receberam letramento racial. "Além disso, contamos com mais de 1.800 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência, sendo 72% com deficiência intelectual. Somente em 2023, mais de 900 pessoas com deficiência foram contratadas. 66% dos colaboradores com deficiência da companhia nunca haviam conseguido emprego antes de ingressar na Arcos Dorados, onde tiveram sua primeira oportunidade", comunicou. 

"Aqui, acreditamos que mudando um pouco, mudamos muito. Se cada um de nós fizer a sua parte, teremos um futuro mais digno e próspero para todos, com mais possibilidades de crescimento e sonhos realizados", declarou. 

O projeto Junho Verde 2024 é uma realização do Grupo A4 com patrocínio da Suzano, Governo Bahia, Axxo, JBS, Sian Engenharia, Shopping da Bahia, Intermarítima e Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O apoio fica por conta da Atlântico Transportes, ITS Internet, Planeta Imaginário, Ecogreen Educação Ambiental, Casa Soma e UCI Orient Shopping da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

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