Entretenimento

VÍDEO: Ex-apresentador da Globo recebe diagnóstico de doença: 'Dor lancinante'

Reprodução/ TV Globo
“Queria dar um depoimento sobre uma doença que estou enfrentando esses dias”, disse o apresentador em um vídeo gravado nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ TV Globo
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 28/06/2024, às 09h58



Nesta quinta-feira (27), o ex-apresentador da Globo, Fernando Rocha, usou suas redes sociais para compartilhar que recebeu um diagnóstico difícil: herpes zoster. Em seu Instagram, Rocha desabafou sobre as dificuldades causadas pela doença.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Rocha explicou que o diagnóstico veio após uma semana de sintomas. “Essa janela vem com a baixa imunidade, com variações emocionais. Sem saber precisar exatamente o que foi, mas estou com herpes zoster há cerca de uma semana. Já tomei os remédios antivirais que são necessários durante uma semana e agora estou encarando as sequelas dessa doença que é a dor”, disse ele.

Descrevendo a dor lancinante que sente, Rocha comparou-a a "uma espada fincando na parte da costela", e mencionou que a doença pode estar relacionada a variações emocionais acumuladas ao longo da vida. Ele enfatizou a importância da prevenção através da vacinação. “Tem vacina para herpes zoster. A vacina é oferecida só na rede particular, custa caro, cerca de R$ 800 e são duas doses. Mas a dor dessa doença é muito grande”, alertou.

A herpes zoster é causada pelo vírus varicela-zoster (VVZ), o mesmo responsável pela catapora. Após a infecção inicial, o vírus pode permanecer inativo no sistema nervoso por anos ou até décadas. Se o sistema imunológico enfraquecer, o vírus pode se reativar, resultando em herpes zoster.

Os sintomas incluem dor intensa, queimação, febre, dor de cabeça, mal-estar, formigamento e erupções cutâneas na forma de pequenas bolhas, geralmente em um lado do corpo ou rosto. A região do tórax é a mais atingida, representando até 53% dos casos. Além do desconforto físico, o herpes zoster pode levar a complicações graves, como a neuralgia pós-herpética, uma dor crônica que persiste mesmo após a cura das lesões da pele.

Fernando Rocha concluiu seu relato ressaltando a importância da conscientização sobre a vacina e o impacto da doença. “Meu depoimento é só para dizer o seguinte: a dor dessa doença é muito grande e a vacina pode prevenir esse sofrimento”, finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp