Entretenimento

'Caribe brasileiro', empreendimento de Neymar esbarra na PEC da privatização das praias e vira alvo de críticas; conheça

Reprodução/Instagram/Divulgação
Reprodução/Instagram/Divulgação
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 30/05/2024, às 15h45



Mais uma vez o jogador Neymar está envolvido em mais uma polêmica. Desta vez relacionada a questões ambientais, com um projeto ambicioso que visa transformar 100 km do litoral nordestino no "Caribe brasileiro". Em parceria com a incorporadora Due, o jogador planeja construir 28 imóveis de alto padrão na região entre os litorais Sul de Pernambuco e Norte de Alagoas. As informações são do portal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O empreendimento, que pode gerar até R$ 7,5 bilhões em receitas, tem sido alvo de críticas de ambientalistas e está relacionado à controversa "PEC da privatização das praias". O atacante anunciou o projeto em um vídeo no Instagram, afirmando que a iniciativa trará "desenvolvimento social e econômico para a região". Entretanto, a reação foi mista, com muitas críticas nas redes sociais.

“Estou junto com a Due na criação da "rota Due caribe brasileiro". Vamos transformar o litoral nordestino e trazer muito desenvolvimento social e econômico para a região. Em breve, mais novidades”, afirmou Neymar.           

A Due Incorporadora, em nota, assegura que o projeto segue "as mais rigorosas leis de proteção ambiental" e inclui iniciativas próprias de preservação. Alguns dos imóveis com o ator Rafael Zulu como sócio, que também já estão com construção em andamento.

Entre eles, o Residencial da Villa Carneiros, na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco. Os apartamentos variam de 24,89m² a 87,23m² e oferecem acesso exclusivo à praia, parte de um conceito de bairro inteligente que ocupa aproximadamente 194.000 m².

Outro empreendimento é o residencial Orla Praia dos Carneiros, com opções de imóveis de até 218,05 m², incluindo sauna, SPA, complexo aquático e academia.

Embora o projeto tenha sido anunciado há uma semana, a polêmica ganhou força recentemente, com críticas apontando para a PEC 03/2022, a "PEC da privatização das praias". Ambientalistas argumentam que a proposta pode abrir caminho para a criação de praias privadas e ameaçar a biodiversidade. Neymar, que apoiou Jair Bolsonaro nas últimas eleições, vê seu projeto associado a essa confusão.

Em um dos vídeos mais compartilhados, a atriz Laila Zaid acusou Neymar de apoiar a ideia. O conteúdo foi replicado pela atriz Luana Piovani, que desabafou em seu Instagram: "Meu sonho é que meus filhos esqueçam Neymar. Imagina se isso é ídolo?". A atriz Maeve Jinkings também expressou sua indignação:"Gente o Neymar consegue ser a pessoa mais errada e oportunista do mundo né. Impressionante como ele é competente nisso, onde tem Lobby de oportunista, tá lá o Neymar".

A PEC 03/2022, defendida por apoiadores de Bolsonaro, propõe o fim da propriedade exclusiva da União sobre terrenos de marinha, transferindo-a para estados e municípios, com possibilidade de repasse a privados mediante pagamento. Atualmente, esses terrenos, que incluem praias e margens de rios e lagoas, exigem que os moradores paguem uma taxa de aforamento [pagamento de um foro anual] à União.

Técnicos do governo alertam que a PEC pode permitir a privatização de praias, aumentando os riscos ambientais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp