Economia & Mercado

Pequenas e médias empresas marcam presença na maior feira de calçados do Brasil; confira

Divulgação / Birigui e Jaú - BFSHOW
No Brasil, 95% das empresas são de pequenos negócios  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Birigui e Jaú - BFSHOW
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

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Publicado em 29/05/2024, às 11h22 - Atualizado às 11h23



O Brasil é conhecido pela força de suas pequenas e médias empresas. Segundo dados do Sebrae, 95% das empresas do Brasil são pequenos negócios. São 22,6 milhões de PMEs, que totalizam em média R$ 20,26 milhões em faturamento por ano. Elas também marcam presença no setor calçadista: das 5,3 mil indústrias do país, 92% são de micro e pequeno portes, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). 

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E muitas delas estiveram reunidas nos três dias da BFSHOW, maior feira de calçados do Brasil, realizada entre os dias 21 e 23 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo/SP. O evento é uma realização da Abicalçados em parceria com a promotora NürnbergMesse Brasil.

Na BFSHOW, cerca de 35% dos 318 expositores se enquadram na categoria de micro e pequenas empresas, e 49% são de porte médio. “É de total importância participar da BFSHOW porque é o local onde conseguimos captar e se reunir com os clientes, centralizando o processo de busca, pesquisa e confirmando que eles querem trabalhar conosco. Alguns países só atendemos na feira. Tivemos nesta edição, por exemplo, uma cliente da Guatemala que quer comprar a nossa coleção e sugeriu até a abertura de uma loja própria em parceria. São negócios que podem surgir aqui e que podem nos levar a outros mercados no futuro”, afirma Marcos Huff, administrador da Killana. Segundo ele, a coleção de Verão apresentada na BFSHOW deve ter um crescimento de vendas de 10% em comparação com a do ano passado.

“É muito importante estar na BFSHOW porque conseguimos dar visibilidade aos pequenos negócios, para que elas tenham a oportunidade de acessar mercados que, muitas vezes, não conseguem. E também para que esses empreendedores possam analisar tendências e saber mais o que está acontecendo no Brasil. Montamos um espaço compartilhado de três dos principais polos calçadistas de São Paulo: Franca, Jaú e Birigui, cada um com cinco empresas de cada cidade. Nossa perspectiva é que essas empresas tenham um aumento de faturamento de ao menos 10% no ano”, explica Consultor do Sebrae Franca, Jorge Zanetti.

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