BNews Pet

Latam pede ao STF para não ser obrigada transportar cachorro de apoio emocional

Reprodução / Instagram
Motivação da Latam para não transportar cachorro de apoio emocional revolta web  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Natane Ramos

por Natane Ramos

Publicado em 30/06/2024, às 15h00



A Latam Airlines solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana para não ser obrigada a transportar o cão de apoio emocional da jornalista Cris Berger, sem a caixinha de transporte na cabine de seus voos.

A jornalista de São Paulo obteve na Justiça de Santa Catarina o direito de transportar a sua cachorrinha da raça Shar-pei, de 18 quilos, chamada Ella, dentro da cabine no avião. Em novembro de 2023, Cris conseguiu a decisão liminar que permite a companhia para todas as passagens até setembro d 2024.

Cris conseguiu o comprovante por meio do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Florianópolis após o diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, déficit de atenção e hiperatividade, contanto com o apoio da sua cadelinha para viagens aéreas.

No entanto, a Latam informou que haviam supostos problemas para permitir o transporte da cadela na cabine, apontando a caixa de transporte como um deles, e solicitando a suspensão da viagem da comunicadora com a sua pet.

A Latam informou que a decisão da Justiça seria uma "grave violação ao princípio da livre iniciativa". Chegando a declarar que a jornalista estaria mentindo e não teria "nenhuma dependência emocional".

"Existe uma alta demanda de processos relativos ao transporte de animais de assistência emocional, contudo, na maioria das vezes, o que se observa é a desvirtuação do instituto, pois os passageiros não possuem nenhuma dependência emocional, mas desejam somente levar os seus animais dentro da cabine", afirmaram na solicitação.

A empresa aérea chegou a afirmar que a raça de cachorrinha era "extremamente agressiva", apesar de Ella ter um comportamento dócil e ser treinada como "animal terapêutico", tendo atuado em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O pedindo ainda está em análise, mas já gerou a revolta dos internautas, principalmente, por causa de outras polêmicas envolvendo a Latam e o transporte de animais domésticos.

Confira:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp