Saúde

Pênis pode quebrar ou diminuir? Entenda

Ilustração/iStock
De acordo com a especialista, o tamanho médio do pênis é aproximadamente 9 cm  |   Bnews - Divulgação Ilustração/iStock
Mariana De Siervi

por Mariana De Siervi

[email protected]

Publicado em 01/07/2024, às 16h05 - Atualizado às 17h06



Muitas dúvidas e mitos fazem parte do dia a dia da sociedade com relação ao pênis. A médica especializada em atenção primária, Philippa Kaye, durante uma entrevista para o site The Sun, comentou questões relacionadas ao órgão reprodutor masculino.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a especialista, o tamanho médio do pênis é aproximadamente 9 cm quando está flácido e 13 cm quando ereto. O órgão pode ser definido como micropênis quando mede menos de 7 cm.

Além disso, a médica negou a ideia de que o tamanho do órgão reprodutor masculino tem a ver com a numeração de sapatos dos homens. Ela mencionou que um estudo foi feito com mais de 100 homens de diversas idades, comparando o tamanho do sapato e o comprimento do pênis. Contudo, não foi encontrada nenhuma correlação entre os dois.

Outra dúvida esclarecida por Philippa Kaye foi a possibilidade de o pênis ser quebrado. Sim, pode. Apesar de ser raro, isso pode acontecer durante uma relação sexual, especialmente quando o homem está por cima.

Durante uma ereção, o pênis tem tecidos esponjosos chamados de corpos cavernosos, que se enchem de sangue para deixá-lo ereto. A partir de um trauma, como um movimento violento de torção ou flexão, pode ocorrer um rompimento da parte da cobertura do corpo cavernoso chamada túnica albugínea, causando sangramento e inchaço com muita dor na região.

Com relação à direção que o órgão pode apontar, a médica disse que ele pode apontar em qualquer direção – desde diretamente para cima, para frente, até para baixo. De acordo com um estudo envolvendo quase 1500 homens, é normal existir uma curva em qualquer direção.

A especialista também esclareceu sobre a possibilidade de o pênis ficar menor – e de fato pode ocorrer. A médica disse que diversas causas, como hipertensão, doença vascular periférica, baixos níveis de testosterona, envelhecimento e curva significativa (causada pela doença de Peyronie), podem fazer com que o pênis encolha.

Além disso, tratamentos para o câncer de próstata, como a prostatectomia radical, podem comprometer o comprimento do órgão. O contrário também pode ocorrer.

"A única maneira comprovada de aumentar o tamanho do pênis é por meio de cirurgia, que pode aumentar o comprimento e as possibilidades," afirmou a médica.

A doutora comentou também sobre a normalidade de ereções múltiplas durante a noite. E, de fato, é normal, podendo ser associado a adolescentes. Porém, um homem saudável médio tem de três a cinco ereções por noite. Isso pode ocorrer durante o sono REM (movimento rápido dos olhos), mas a causa não é conhecida e a duração pode ser de 25 a 30 minutos, totalizando cerca de duas horas de ereção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp