Política

VÍDEO: Senador detona PEC das Praias: "ninguém chega voando ou nadando"

Marcos Oliveira / Agência Senado
Na avaliação de Fabiano Contarato, PEC é "inoportuna" e vai na contramão dos debates atuais sobre preservação ambiental  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira / Agência Senado

Publicado em 06/06/2024, às 07h01   Cadastrado por Daniel Brito



O senador Fabiano Contarato (PT-ES) voltou a criticar a chamada PEC das Praias, que está atualmente em análise no Senado Federal. Polêmica, a proposta rezaliza a transferência da propriedade de terrenos litorâneos, atualmente sob domínio da União, para estados, municípios e proprietários privados.

Na avaliação do petista, porém, o projeto é "inoportuno" e vai na contramão dos debates atuais sobre preservação ambiental. 

"O interesse é especulação imobiliária, atacar a pauta ambiental e a população que mais sofre. A própria Marinha se manifestou contrária a essa PEC porque é uma questão de soberania nacional, de segurança,  de preservação ambiental. Quando você transfere a propriedade para o particular, o acesso à praia vai ser privatizado, só vai entrar quem você permitir ali que entre", disse.

"A praia continua sendo pública, mas ninguém chega na praia voando ou nadando. Ela tem que ter um acesso e esse acesso vai ser restrito com a iniciativa privada, com a especulação imobiliária. Volto a falar que é inoportuno o momento, e esse é mais um projeto, efetivamente, que vai na contramão do que o mundo defende, que é a preservação ambiental como um todo", adicionou.

O texto teve repercussão negativa e gerou discussões desde o final do mês de maio. Por causa disso, o próprio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), indicou que a matéria não está entre as prioridades de votação da Casa.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp