Política

Prefeitura de Salvador divulga programação oficial das celebrações do 2 de Julho; confira

Reprodução
Presente na divulgação, o presidente da FGM comentou sobre suas expectativas para as celebrações  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Luiz Guilherme e Carolina Papa

por Luiz Guilherme e Carolina Papa

[email protected]

Publicado em 18/06/2024, às 19h33 - Atualizado às 20h21



A Prefeitura de Salvador apresentou oficialmente nesta terça-feira (18) a programação da celebração do 2 de Julho. A cerimônia ocorreu no Espaço Cultural da Barroquinha e contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que apresentou os detalhes do planejamento da gestão municipal para comemorar a data.

Além disso, também forama apresentados algumas ações de fomento da Fundação Gregório de Mattos (FGM) para o setor cultural.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Confira a programação

  • Praça do Campo Grande: Nos dias 29 e 30/06, às 19h, ocorre o Espetáculo de Dança "Ao Pé do Caboclo", com o Balé Folclórico da Bahia. O espetáculo que irá acontecer na Praça do Campo Grande.
    - Ainda no dia 30/06, ocorrem as saídas dos fogos simbólicos no Recôncavo Leste (Cachoeira) e no Recôncavo Norte (Mata de São João)
    - No dia 02/07, a partir das 16h, ocorre o Ato Cívico de Hasteamento das Bandeiras.
    - 03/07, às 17h, trás um show com o cantor Gerônimo e a Banda Mont Serrat, enquanto às 19h, terá o Baile da independência com orquestra do maestro Fred Dantas e convidados.
    - Às 17h, acontece o encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas.
    No dia 04/07, acontece a apresentação do coral da cidade de Salvador.
    - Já às 19h, terá um show especial com Marlene de Castro.
    - No dia 05/07, às 18h, irá acontecer a volta dos carros da cabocla e do caboclo, enquanto às 20h, o Samba de Caboclo no Largo da Lapinha.
  • Catedral da Sé Terreiro de Jesus: Ocorre a Celebração do Te Deum, com a participação do Coral da Basílica do Bonfim no dia 01/07, às 09h.
  • Pirajá: Acontece a inauguração do Painel de Grafite Pirajá, às 16h, com a chegada do fogo simbólico às 16h30 também no dia 01/07.
    - Às 17h irá acontecer o show especial com Cortejo Afro.
  • Orla da Boca do Rio: No dia 01/07, às 18h, será realizada a ultramaratona da independência.
  • Largo da Lapinha: Já no dia 02/07, acontece o Cortejo Cívico Dois de Julho.
  • Av. Sete de Setembro: Será realizado o 2º Festival de Fanfarras e Balizas.

Na terça (2), a manhã inicia com a alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha, às 6h. Às 7h terá início a cerimônia cívica contendo o hasteamento de bandeiras por autoridades, nova execução do Hino Nacional, desta vez pela banda de música da Marinha do Brasil.

Às 8h10 acontece a colocação de flores no monumento ao General Labatut, realizada pelas autoridades presentes. A seguir acontece a entrega dos carros emblemáticos dos caboclos e a execução do Hino ao 2 de Julho, também pela banda de música da Marinha.

Presente no evento, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, em conversa com o BNews, destacou a celebração da data e destacou os investimentos feitos em ações culturais para a cidade.

Hoje é um dia especial, a gente está, em primeiro lugar, lançando todo o programa de fomento do ano de 2024, investindo aí mais de 20 milhões em editais, em ações de cultura importantíssimas para a cidade. E o 2 de julho a gente vem com um ano que a gente homenageia o povo, a importância do povo, o povo independente, o povo que fez a festa, o povo que foi o responsável por fazer essa grande revolução, por gerar essa independência. Então eu diria que a cereja do bolo desse ano é que a gente vai ter um grande espetáculo de dança e teatro com o balé folclórico da Bahia, reeditando ao pé do capoclo e homenageando a nossa querida Lia Robato, que vai acontecer nos dias 29 e 30 lá no Campo Grande", comentou Guerreiro.

Sobre as escolhas feitas para esta edição dos festejos, Fernando Guerreiro se mostrou confiante e disse "estar apostando no que deu certo".

Eu acho que a gente, na verdade, está apostando no que deu certo. Então, para mim, o tema mudou, mas a gente mantém o show do Cortejo Afro-Empirajá, a gente mantém o show de Jerônimo e a gente, a grande novidade é esse espetáculo que vem trazendo o balé folclórico da Bahia para as ruas da cidade. É um espetáculo que vai acontecer no chão, embaixo do monumento, com a participação, a coreografia de zebrinha e participação dos bailarinos de vários grupos, de índios, grupos folclóricos, vai ser uma grande performance", opinou.

Assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp