Política

Prefeito anuncia reabertura do hospital municipal e diz que oposição queria manter unidade fechada

Divulgação
Divulgação
Lucas Pacheco

por Lucas Pacheco

[email protected]

Publicado em 27/06/2024, às 08h54



O prefeito de Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, Júnior Marabá (PP), afirmou que, após entendimento com o governo do estado, o hospital municipal será reaberto. Entretanto, segundo o gestor, em entrevista à Rádio Mundial, o grupo de oposição a ele tentou de tudo para atrapalhar as tratativas com o governador Jerônimo Rodrigues e para manter a unidade de saúde fechada. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

"Confesso que de todas as pautas da nossa administração pública, essa foi a pauta mais difícil. Eu confesso que foi a pauta mais difícil, porque não necessitou apenas de dedicação. Se existiu muito jogo político. Infelizmente, existe dentro de Luiz Eduardo alguns políticos tradicionais que insistem em buscar continuar prejudicando nosso município. Essa é a verdade. Porque assim, uma coisa é querer me atacar, até aí vai. Agora, para me atacar, prejudicar e sangrar a população, não é justificável. Porque, quando esses personagens, esses políticos que tem em nosso município, esse pessoal, eles, poxa, se movimentam para impedir uma abertura do hospital, eles não estão prejudicando apenas Junior Marabá. Estão prejudicando uma cidade toda, estão prejudicando pais, mães, crianças. Então, isso é muito triste e por isso eu tive muita dificuldade esse período todo. Mas, graças a Deus, a gente conseguiu avançar bem", afirmou o prefeito. 

O gestor destacou a interlocução com o governo do estado para reabertura da unidade e afirmou que ela será reaberta por etapas. 

"Tive uma reunião com a Adolfo Loyolla, chefe de gabinete do governador, também tive uma reunião com o governador sobre esse tema. Tivemos a Secretária de Saúde do estado aqui visitando o hospital, junto com o nosso secretário, Pedro Henrique. As pautas andaram muito bem e a gente vai conseguir, de fato, abrir o hospital. Vamos abrir o hospital por etapas, para que nós vamos avançando, de pouco a pouco, instalando todo o atendimento que necessita o hospital. Então, serão essas etapas a serem avançadas e Luiz Eduardo Magalhães terá, sim, o nosso hospital municipal. Vai funcionar, vai acolher a população", disse.

Júnior Marabá ainda ressaltou que quando assumiu a gestão da cidade em 2021, Luis Eduardo Magalhães tinha apenas uma UPA funcionando para atender uma população de mais de 100 mil pessoas. 

"Porque quando eu assumi, foi um desafio muito grande. Porque Luiz Eduardo, não existia um planejamento sobre atendimento de saúde pública. Você tinha, na verdade, esses personagens políticos que filtravam, no pátio da casa deles, quem eles atendiam e quem eles não atendiam. Então, não existia um atendimento igual para todos. Atendiam os amigos. E aí, quando eu assumi, eu me deparei com essa situação. Para você ter ideia, eu não tinha um posto de saúde aberto. Eu estava com todos os postos de saúde fechados quando eu assumi. Uma UPA que não tem condição de atender uma população de 108 mil habitantes. Então, assim, se existiu um tema que nós tivemos muita dificuldade, foi este tema. Mas, graças a Deus, com o tempo, nós fomos conseguindo avançar. A gente já está com alguns postos de saúde funcionando até 10 horas da noite. Uma grande conquista. Então, agora, a gente está avançando muito mais. Logo, logo, a gente tem a abertura do hospital. Graças a Deus, isso aí vai mudar todo o conceito de atendimento da saúde do nosso município. E eu acho que vai nos entregar também uma sensação de dever cumprido. Foi um tema muito delicado, com muita sujeira política por parte desses personagens. Mas está dando tudo certo. Vamos conseguir".

Veja:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp