Política

EXCLUSIVO! Passarela Bairro da Paz-Mussurunga deve ser concluída em julho após dez anos

Divulgação / CTB
Divulgação / CTB
Thiago Teixeira

por Thiago Teixeira

[email protected]

Publicado em 26/06/2024, às 17h25



Antiga demanda dos moradores dos bairros de Mussurunga e Bairro da Paz, em Salvador, a passarela que liga ambas as regiões está mais próxima de ser entregue pelo Governo da Bahia após muitas idas e vindas. As obras, que estão sendo executadas por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), devem ser concluídas em julho deste ano, de acordo com o informações apuradas pelo BNews.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A passarela, prometida há mais de dez anos, deve solucionar o problema dos pedestres que precisavam se arriscar nas estruturas improvisadas instaladas entre as Estações de Metrô dos dois bairros, quando teve início a Linha 2 do sistema metroviário.

De acordo com o contrato firmado em setembro de 2022 entre a CTB e a Meir Serviços e Construções Ltda, o valor da obra está orçado em R$ 16.400.000. Veja como está o empreendimento:

Divulgação / CTB

Apesar de ter previsão para ser entregue no próximo mês, esta é a terceira vez seguida que o calendário de obras sofre um reajuste. Inicialmente, a previsão era que a entrega seria feita em julho de 2023, depois foi adiada para dezembro de do mesmo ano, posteriormente postergada para janeiro de 2024 e agora para julho.

As obras foram iniciadas ainda em 2022, no entanto, a entrega foi adiada diversas vezes “diante da necessidade de tratativas técnicas e operacionais com diferentes esferas do poder público", de acordo com a CTB.

Neste ano, as intervenções precisaram ser interrompidas devido a interferências na rede elétrica do local. Com isso, ficou sob a responsabilidade da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) solucionar o problema para que as intervenções fossem retomadas.

A empresa informou ao BNews que a obra específica relacionada à solicitação da CTB foi concluída na quarta-feira (12). A reportagem questionou o Governo sobre a retomada das obras, que destacou que, apesar do entrave, o cronograma de entrega não sofreu alterações.

“O cronograma de obras da nova passarela entre Mussurunga e Bairro da Paz segue conforme previsto. No local, estão sendo executadas os serviços de içamento das treliças. 1, 2, 3. A previsão de conclusão do empreendimento é em julho de 2024”, destacou a companhia.

A passarela Bairro da Paz-Mussurunga terá 384 metros de comprimento e 3 metros de largura útil, abrangendo uma área de 36.850,82m². A estrutura vai possuir acessos para as ruas Luís Eduardo Magalhães e Desembargador Wilde de Lima, bem como acesso a ciclovias e pista de caminhada do canteiro central da Avenida Paralela.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp