Política

Lula comemora libertação do homem que revelou espionagem americana ao mundo

Reprodução / Agência Pública
Assange revelou ao mundo diversos documentos e arquivos da inteligência americana  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Agência Pública
Lucas Pacheco

por Lucas Pacheco

[email protected]

Publicado em 26/06/2024, às 09h47 - Atualizado às 09h48



O presidente Lula (PT) comemorou em uma postagem no X, antigo Twitter, a soltura do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, hacker que estava na mira do governo dos Estados Unidos desde 2010, quando seu site tornou público documentos, imagens e vídeos confidenciais da inteligência americana, que envlviam ações militares e espionagem de autoridades de outros países, como a ex-presidente Dilma Roussef (PT). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Segundo Lula, "o mundo está um pouco melhor e menos injusto hoje". 

O Departamento de Justiça americano fez um acordo com Assange por meio do qual ele se declara culpado pelo vazamento de todo o material e o órgão  pedirá uma pena de 62 meses de regime fechado. Como Assange estava preso há exatos 62 meses na prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, a pena será considerada cumprida. 

Antes de ser preso, Julian Assange estava em asilo político na embaixada do Equador em Londres, mas teve o benefício suspenso em 2019 e foi expulso do prédio, quando foi detido. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp