Política

João Henrique aciona MP-BA pedindo suspensão do aumento da conta de conta de água

Dinaldo Silva / BNews
Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 26/06/2024, às 13h23   Redação BNews



O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato a vereador da capital da Bahia, João Henrique Carneiro (PL), acionou, nesta quarta-feira (26) o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para solicitar a suspensão do aumento real na conta de água de 5,8%.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O reajuste na tarifa de água e esgoto da Embasa foi divulgado no último sábado (22), através do Diário Oficial do Estado, neste sábado (22), pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa). Na publicação, a empresa diz que a agência autorizou o aumento de 5,8% da tarifa.

No pedido, João Henrique lembrou que o MP-BA recentemente propôs "uma Ação Civil Pública para investigar a criação de novos cargos na Embasa com ' descontrole do quadro de pessoal' e 'nomeação para atender interesses pessoais'"

O ex-prefeito aponta ainda que o próprio MP-BA identificou a criação de um Conselho de Administração da Embasa que não estaria autorizado pelo Estatuto da Embasa. Com isso, João Henrique defende há a existência de "opacidade e assim, falta de transparência na identificação de quais são, concretamente, as tarefas" dos novos funcionários da empresa.

"Nos surpreende este reajuste tarifárico, haja vista, também, os longos anos de congelamento salarial tanto no setor público, como no setor privado, além da considerarmos que o consumo de água é custo de produção em várias atividades econômicas essenciais, cujo custo será repassado ao preço de bens e serviços em toda a Bahia, agravando ainda mais o quadro macroeconômico de Estagnação que estamos vivendo hoje no Brasil", diz trecho do documento.

Em um vídeo encaminhado ao BNews, João Henrique lembra que os serviços de fornecimento de água/esgoto e luz são essenciais para a vida de qualquer cidadão e que “não justo que a todo momento nós tenhamos aumentos nessas contas”.

"Eu queria lembrar que, tanto o serviço de água, como o de luz ou energia elétrica, são essenciais para a nossa vida. Toda a família precisa pagar a conta de água e de luz. Então, não justo que a todo momento nós tenhamos aumentos nessas contas de água de luz. Além disso, vem uma taxa de esgoto escondidinha dentro da sua conta de água. É um absurdo. Nós temos que acabar com isso”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp