Política

Jacobina: Ex-prefeito afirma que pré-candidato rival está inelegível segundo dados do CNJ

Reprodução
O ex-prefeito Rui Macedo afirma que o também ex-prefeito Leopoldo Passos lançou pré-candidatura mesmo sem direitos políticos  |   Bnews - Divulgação Reprodução
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 21/05/2024, às 12h59



O ex-prefeito de Jacobina, Rui Macedo (Avante), que deve tentar mais uma vez comandar a cidade, publicou no Instagram informações que constam no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que atestam a inelegibilidade por perda de direitos políticos do também ex-prefeito do município, Leopoldo Passos (Solidariedade), pré-candidato neste ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

"Política se faz com a verdade. O Diretório do Partido Avante em Jacobina, o qual presido atualmente, entrou com uma representação para comunicar à Justiça Eleitoral o que já está transitado em julgado e disponível, em um processo público e aberto no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No dia 4 de abril de 2020 definiu-se pela Suspensão dos Direitos Políticos do ex-prefeito Leopoldo Passos, com validade até o dia 4 de abril de 2025", escreveu Rui Macedo, no Instagram, no sábado (18).

O pré-candidato do Avante diz que o ex-prefeito Leopoldo Passos pretende, segundo ele, "enganar" a população. "A população de Jacobina não pode ser enganada com disfarces. Quem voa é passarinho, não frango", ironizou Macedo, na publicação na rede social.

Em Jacobina, o ex-prefeito foi condenado por adquirir, sem licitação, dezesseis mil quilos de frango para a merenda escolar através da autarquia municipal Panela do Povo, considerada mera intermediária do negócio com uma empresa privada. De acordo com a sentença proferida pelo Juiz Walter Américo Caldas, a autarquia lucrou com a operação, em uma possível tentativa do ex-prefeito de injetar dinheiro na entidade e ocultar a sua má administração.

A expectativa é que o caso vá parar na Justiça Eleitoral. O BNews procurou o ex-prefeito Leopoldo Passos para comentar as declarações de Rui Macedo e a assessoria do político se manifestou informando que o posicionamento oficial havia sido publicado em suas redes sociais.

Nesta postagem, a assessoria de Passos afirma que, no último sábado (18), a Justiça Eleitoral emitiu certidão que atesta a inexistência  de processo que impeça a candidatura de dele e que "foi vã a tentativa, de um ex-prefeito, de barrar o projeto que visa o melhor para Jacobina e seu povo". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp