Política

General que liderou tentativa de golpe de Estado na Bolívia é preso, diz imprensa internacional

Gaston Brito Miserocchi / Getty Images
Juan Jose Zuniga foi preso horas depois que tropas invadiram o palácio presidencial  |   Bnews - Divulgação Gaston Brito Miserocchi / Getty Images
Thiago Teixeira

por Thiago Teixeira

[email protected]

Publicado em 26/06/2024, às 20h47



O general Juan Jose Zuniga foi preso, na tarde desta quarta-feira (26), por autoridades da Bolívia horas depois que tropas invadiram o palácio presidencial em meio a uma tentativa de golpe militar. A informação é da agência internacional de notícias Reuters. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo as emissoras locais, as unidades do Exército foram vistas agrupadas em praças e ruas de La Paz. O palácio presidencial teria sido tomado momentaneamente pelos militares liderados por Juan José Zuñiga, que serviu como comandante-chefe do Exército da Bolívia até a segunda-feira (24).

O militar foi demitido, na terça-feira (25), após fazer declarações polêmicas contra o ex-presidente boliviano Evo Morales, dizendo que ele “não pode mais ser presidente deste país”. Após a demissão, o militar se revoltou contra o Executivo, liderando o levante.

Arce denunciou a mobilização de algumas unidades do exército em La Paz lideradas pelo general Juan José Zuniga, alertando para a tentativa de golpe de Estado. O presidente teceu comentários no palácio presidencial com soldados armados do lado de fora. 

“Hoje, o país enfrenta uma tentativa de golpe de Estado. Hoje, o país enfrenta mais uma vez interesses para que a democracia na Bolívia seja interrompida. [...] O povo boliviano está convocado hoje. Precisamos que o povo boliviano se organize e se mobilize contra o golpe de estado em favor da democracia”, destacou o presidente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp