Política

Eleições 2024: “Façam uma escolha consciente”, orienta CNBB sobre pleito de outubro; saiba mais

Reprodução / CNBB
Bispos da Bahia e de Sergipe orientam fieis para as eleições de outubro  |   Bnews - Divulgação Reprodução / CNBB
Lucas Pacheco

por Lucas Pacheco

[email protected]

Publicado em 26/06/2024, às 08h02 - Atualizado às 08h13



Os arcebispos e bispos do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicaram nesta terça-feira (25) uma mensagem com orientações sobre as eleições municipais para os fieis católicos. Os 'regionais' são divisões estruturais da CNBB pelo Brasil e o Regional Nordeste 3 reúne as arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe e é presidido pelo bispo de Camaçari, Dom Dirceu Medeiros.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em síntese, o texto afirma que a Igreja não aponta candidatos, mas destaca a importância de uma escolha serena e consciente por parte dos eleitores, que devem sempre estar atentos aos critérios cristãos e humanos oferecidos pela Igreja.

"A Igreja no Brasil não indica candidatos, mas oferece critérios cristão e humanos, respeitando a consciência de cada cristão católico, para que façam uma escolha serena e consciente. Além do mais, a Igreja se opõe ao uso político da religião", diz um trecho da mensagem. 

Em outra parte, os bispos e arcebispos afirmam que não se deve desistir da responsabilidade pelo voto consciente, mesmo com a falta de soluções pelos políticos. 

"Mesmo experimentando frustração e desânimo por soluções que não vemos chegar, não é um motivo para desistirmos da responsabilidade pelo voto consciente. Dele dependem, por exemplo, a defesa e a promoção da vida desde a concepção até a morte natural, a valorização da família, o acesso à educação básica de qualidade, garantir o acesso de todas as pessoas à saúde integral, o cuidado com a casa comum, moradias dignas em lugares seguros e o olhar humano para a população em situação de rua, além da crescente onda de violência que assola os nossos municípios e a defesa clara ao meio ambiente e à casa comum, nosso planeta". 

Em outra parte, o texto chama atenção para a necessidade dos fieis pesquisarem sobre os candidatos em fontes seguras e não apenas em meios de comunicação e redes sociais. 

"Não é fácil escolher um candidato pelas informações dos meios de comunicação e das redes sociais. Procure se informar através de fontes seguras sobre os candidatos nos quais você pretende votar e sobre as suas propostas. Sempre que possível, reúna-se com familiares, amigos e vizinhos, para conhecer melhor, até mesmo pessoalmente, quem pede seu voto", ressalta o Regional Nordeste 3.

Veja a íntegra da mensagem:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp