Polícia

Brasileiros do PCC lucram valor milionário com golpe em Portugal

Ilustrativa/Arquivo/Agência Brasil
Gerente da facção criminosa PCC atuava em território europeu  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 18/06/2024, às 10h28   Pedro Moraes



Golpistas brasileiros em conjunto com portugueses articularam um esquema milionário na facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A acusação foi feita pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público (MP) da cidade portuguesa de Faro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

De acordo com informações da coluna Portugal Giro, do O Globo, uma parte dos 29 brasileiros, 30 portugueses e 12 africanos acusados possuem ligação com a maior organização criminosa do Brasil, segundo o MP.

Durante o esquema, eles retiravam dinheiro das contas bancárias das vítimas por meio do golpe de phishing. Segundo a investigação, a facção criminosa possuía um gerente em Portugal e agiu na Europa entre o último trimestre de 2021 e dezembro do ano passado.

"Membros ligados ao PCC e com residência no Brasil desenvolvem este tipo de atividade e gerem a mesma com uma organização do tipo empresarial, em que possuem escritórios onde trabalham pessoas que são contratadas para desenvolver atividades relacionadas com o phishing", mencionou o MP.

Ainda conforme a publicação, a organização movimentou € 403 mil (cerca de R$ 2,3 milhões) em transações bancárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp