Mundo

Julian Assange deixa prisão em Londres após cinco anos; saiba mais

Reprodução / Agência Pública
Julian Assange deixou a prisão de segurança máxima em Londres nesta segunda-feira (24) após 5 anos detido  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Agência Pública
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 24/06/2024, às 22h54



O fundador do WikiLeaks, Julian Assangue, deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh, em Londres, onde cumpriu cinco anos de detenção. Em anúncio na conta oficial do WikiLeaks, no X, antigo Twitter, foi confirmada a informação. Assange realizou acordo com a Justiça norte-americana que, em troca de uma declaração de culpa, não mais prenderá o hacker se ele for julgado nos EUA. Será considerado tempo de pena cumprido.

“Julian Assange está livre. Ele deixou a prisão de segurança máxima de Belmarsh na manhã de 24 de junho, depois de ter passado 1.901 dias lá. Ele recebeu fiança do Supremo Tribunal de Londres e foi libertado no aeroporto de Stansted durante a tarde, onde embarcou em um avião e partiu do Reino Unido”, disse o perfil oficial do WikiLeaks, nesta segunda-feira (24).

O Departamento de Justiça americano pedirá uma pena de 62 meses de regime fechado. Como Assange ficou exatos 62 meses em uma prisão de segurança máxima em Londres, no Reino Unido, a pena será considerada como cumprida. Julian Assange foi preso após ter o asilo político suspenso pelo Equador, que expulsou o fundador do WikiLeaks da Embaixada em Londres em 2019.

O hacker está na mira do governo dos EUA desde 2010, quando o Wikileaks publicou documentos confidenciais da inteligência, dentre os quais imagens e vídeos de ações militares e telegramas. A pena máxima prevista pelo crime é de 175 anos de prisão, agora reduzida para 62 meses em acordo que ainda deve ser aprovado por um juiz federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp