Mundo

Revista Time: Greta Thunberg é eleita personalidade do ano

Reprodução
A jovem iniciou um movimento internacional de estudantes que pede medidas que combatam as mudanças climáticas   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 11/12/2019, às 11h38   Redação BNews



Um dia após ser chamada de “pirralha” pelo presidente Jair Bolsonaro, a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi eleita personalidade do ano de 2019 pela revista Time. A jovem iniciou um movimento internacional de estudantes que pede medidas que combatam as mudanças climáticas.

No mês de agosto no ano passado, Greta faltou à aula para protestar contra as recentes ondas de calor e incêndios que afetaram o país. O palco da sua manifestação foi o Parlamento da Suécia. Ela segurava um cartaz que dizia: "Em greve escolar pelo clima".

A iniciativa foi aplaudida e inspirou dezenas de outros jovens espalhados pelo mundo. Eles pedem a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa. O movimento ficou conhecido como "Fridays for Future" (sextas-feiras pelo futuro).
Em discurso feito na ONU em setembro, Greta falou: "Vocês roubaram os meus sonhos e infância. Estamos no início de uma extinção em massa, e a única coisa que vocês falam é sobre dinheiro e o conto de fadas de crescimento econômico eterno. Como se atrevem?".

A adolescente foi chamada de “pirralha” por Bolsonaro após afirmar em sua rede social que os povos indígenas do Brasil estão sendo assassinados por proteger florestas. "Os povos indígenas estão sendo literalmente assassinados por tentar proteger as florestas do desmatamento. Repetidamente. É vergonhoso que o mundo permaneça calado sobre isso", escreveu a jovem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp