Esporte

Olimpíadas Paris: Rio Sena continua poluído um mês antes do início dos jogos

Divulgação / Freepik
Relatório da prefeitura de Paris divulgou que os níveis de bactérias fecais na água estão muito acima do que se é esperado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Mariana De Siervi

por Mariana De Siervi

[email protected]

Publicado em 29/06/2024, às 06h40



As Olimpíadas de Paris estão chegando! Falta apenas um mês para os jogos começarem na capital da França. Porém, no palco das  competições de natação e triatlo, o Rio Sena não passou nos testes de qualidade de água. As informações são da Veja. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A prefeitura de Paris divulgou um relatório nesta sexta-feira (28) que traz uma revelação de que os níveis de bactérias fecais na água estão muito acima do que se é esperado.

Testes feitos na semana passada descobriram que a bactéria E. Coli, que é indicador de material fecal, estava acima dos limites do que é imposto pelas federações esportivas. 

No último dia 18 de junho, o nível estava 10 vezes acima do que é aceitável. A explicação seria pelas chuvas dos dias anteriores, de acordo com o site da prefeitura da cidade francesa. 

"As chuvas de 17 e 18 de junho provocaram um primeiro enchimento da bacia de Austerlitz. Esta estava 80% cheia e permitiu evitar o despejo de 40 mil metros cúbicos de águas residuais e pluviais no Sena". 

A prefeitura construiu um reservatório de água chamado "bacia de Austerlitz", com o objetivo de capturar o transbordamento do sistema de esgoto antigo de Paris durante fortes chuvas. E o resultado destacou que “nenhuma descarga significativa de águas residuais ocorreu em Paris a montante do local olímpico”. 

Além disso, o relatório também indicou que os níveis das bactérias chamadas enterococos, oriundas do aparelho digestivo e urinário, estão em níveis menores, contudo, ainda estão acima do limite aceitável. 

“A qualidade da água continua degradada devido a condições hidrológicas desfavoráveis, pouca luz solar, temperaturas sazonais abaixo da média e poluição a montante”, disse a gestão. 

RECUPERAÇÃO DO SENA 

Autoridades da França já gastaram 1,4 milhões de euros (cerca de R$8,4 bilhões, na cotação atual) na última década para a limpeza no rio Sena. Como também investiram em melhorias no sistema de esgoto de Paris, sendo construídas instalações novas de tratamento e armazenamento de água. 

Porém, com o aumento das chuvas as redes de águas residuais costumam ficar sobrecarregadas e por isso, algumas instalações de esgoto, por serem antigas (possivelmente século XIX) despejam os dejetos no rio. 

Segundo os organizadores, o tempo em julho, que costuma ser seco e de sol, deve ser suficiente para com que o Sena fique adequado para a competição de natação em águas abertas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp