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Afiliada do SBT é investigada e exposta pela emissora em jornal de horário nobre

Reprodução / SBT
Emissora decidiu exibir material em seu principal telejornal, deixando em saia justa a parceira, imposta por força de uma decisão judicial  |   Bnews - Divulgação Reprodução / SBT
Andreza Oliveira

por Andreza Oliveira

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Publicado em 06/06/2024, às 21h35



O SBT tomou a decisão de apimentar a briga com o Grupo João Santos, dono da TV Tribuna, sua afiliada no Espírito Santo por força de uma decisão judicial desde julho do ano passado. O canal está produzindo reportagens que investigam problemas no conglomerado do dono da emissora local e expõem em seus telejornais. 

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A primeira produção foi exibida na última terça-feira (4) e, pelo menos, outras duas estão sendo produzidas pela equipe de jornalismo da emissora de Silvio Santos. Os materiais estão previstos para serem exibidos no SBT Brasil, principal telejornal da emissora, que é comandado por César Filho. 


No primeiro material, o SBT expôs acusações de fraudes fiscais no Grupo, realizados pela Justiça pernambucana (onde está localizada a sede da empresa), com investigação feita pela Polícia Federal. O material é tocado pela equipe da emissora de Silvio Santos em Brasília.


A TV Tribuna está exibindo a programação paulista, por decisão da Justiça de Pernambuco. O contrato entre as partes teve fim em julho de 2023, com o SBT trocando a parceira no Espírito Santo. A nova afiliada seria a Sim TV, que pertence a outro grupo da região.


O canal de Silvio Santos alegou que a TV Tribuna não realiza investimentos em modernização e na ampliação de sinal, para solicitar a suspensão do contrato. Os últimos relatórios de vistoria apontam que o SBT afirmou que teria provas de que a Tribuna estava "abandonada".


Por sua vez, o Grupo João Freitas diz que o SBT quer deixar a TV Tribuna por causa do processo de recuperação judicial em que está envolvido desde dezembro de 2022. O conglomerado busca sanar dívidas que chegam aos R$ 13 bilhões. 


O grupo, que foi fundado nos anos 1930, é mais conhecido por ser proprietário da marca de cimento Nassau. A equipe também atua com  agronegócios, comunicação e serviços como táxi aéreo e logística. Atualmente, o grupo tem cerca de 4,2 mil empregados.

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