Salvador

VÍDEO: Postos de testagem rápida para IST's tem balanço positivo e registra alto número de atendimentos durante São João

Douglas Santana/ BNews
Responsável pelo posto também destacou a importância da prevenção neste mês de Julho amarelo  |   Bnews - Divulgação Douglas Santana/ BNews

Publicado em 02/07/2024, às 17h57   Luiz Guilherme e Douglas Santana



Os festejos de São João e São Pedro no Parque de Exposições estão chegando ao fim nesta terça-feira (2). Em conversa com o BNews, Eleusina Falcão, responsável pelo posto de testagem rápida de IST'S (Infecções sexualmente transmissíveis), fez um balanço do serviço durante os dias de festejos.

De acordo com ela, é um balanço extremamente positivo, chegando a resultar em mais de 3 mil atendimentos ao longo desse período de festas.

Inscreva-se no canal do BNews do WhatsApp!

A gente tem aqui um balanço extremamente positivo. Para vocês terem uma ideia, em números pessoais, ainda que nós estamos começando o dia de hoje, nós temos mais de 3.100 atendimentos, uma média de 288 pessoas passando aqui por dia, mais de 10.300 exames realizados ao longo desse período de Santo Antônio, São João e São Pedro. Então, para a gente é um resultado extremamente positivo, um resultado importante, a população cada vez mais se identifica com a estratégia do fixamento e consegue juntar alegria, festa", disse Eleusina Falcão.

Ainda em conversa com o BNews, ela detalhou os dados do serviço também em todo o estado, como em outras cidades baianas.

Tivemos estandes em Amargosa, Cachoeira, Irecê, Ibicuí, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, e em todos esses núcleos nós tivemos resultados muito positivos. Para você ter uma ideia, foram mais ou menos 6.800 pessoas que passaram por esses postos durante esse período, mais de 6.400 testadas e estamos nos aproximando de 26 mil testes realizados", detalhou.

Com o julho amarelo (mês que marca a luta contra hepatites virais) se aproximando, Eleusina destacou a importância desse mês para a saúde baiana.

O julho amarelo é um mês extremamente importante, principalmente para a gente falar sobre prevenção da hepatite B e hepatite C. É um mês onde a gente dedica a conversar com os profissionais e sensibilizar para a importância da prevenção, diagnóstico e do tratamento", iniciou.
E aí, a gente convida os profissionais e a população a colocar algumas estratégias em prática. E já estamos fazendo isso aqui, oferecendo a testagem para hepatite B, hepatite C, mas também fazendo sala de espera, conversando sobre mecanismos de prevenção, sobre a importância do tratamento e como é preciso resolver o problema das hepatites enquanto o problema de saúde pública", concluiu.

Assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp