Política

Direto de Brasília: Sessão na Câmara em homenagem ao Filhos de Gandhy é regada a música, dança e exaltação ao Afoxé

Lara Curcino / BNews
Tributo aconteceu nesta terça (18), no Plenário da Casa  |   Bnews - Divulgação Lara Curcino / BNews


O Salão Verde da Câmara dos Deputados foi tomado, nesta terça-feira (18), pelos batuques inconfundíveis do bloco Filhos de Gandhy, o primeiro afoxé do Brasil. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

A agremiação esteve no Plenário da Casa para uma sessão solene em homenagem aos seus 75 anos. O tributo foi proposto pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA). Ao BNews, ele destacou a importância da tradição do bloco, em meio a um processo também de renovação.

"O Filhos de Gandhy traz essa tradição, mas também se renova, se torna jovem, com a história da resistência da luta, em um momento em que as políticas culturais voltam. O bloco, inclusive, acabou de ganhar um edital para ser o parceiro do Ministério da Saúde na Bahia. Então está se renovando e se integrando e isso é muito importante", pontuou.

Autoridades marcaram presença na sessão, como o presidente da Fundação Palmares, João Jorge, e o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro. O gestor estadual afirmou que ressaltou a relevância nacional do bloco.

"A sessão foi proposta por um parlamentar baiano, mas deputados de outros estados discursaram em homenagem ao Filhos de Gandhy durante a sessão, como Erika Kokay (PT-DF). Isso mostra a importância que o bloco tem para todo o Brasil. É o primeiro afoxé do país, a origem dos blocos afro", comentou.

O presidente do Filhos de Gandhy, Gilsoney Oliveira, se emocionou ao discursar na sessão solene. Ele explicou ao BNews que o a homenagem e o reconhecimento são fundamentais para o fortalecimento do bloco.

"Me emociono porque homenagens como essa aqui na Câmara são muito importantes, porque são a prova de que somos reconhecidos pela nossa história e tradição. Por isso estamos fazendo essa festa linda aqui, para agradecer a essa homenagem", disse.

A banda esteve presente e deu "uma palhinha" antes do discurso de Gilsoney no Plenário. Depois do fim da sessão, eles desfilaram, com muita música e dança, até a saída da Casa. 

O desfile chamou a atenção de quem passou pelos corredores da Câmara em meio à performance do bloco, que se juntou à celebração para cantar junto. 
História

A agremiação foi fundada no dia 18 de fevereiro de 1949, por trabalhadores negros portuários de Salvador, e se consolidou como o maior afoxé do Brasil.

Esta, inclusive, não é a primeira vez que a Câmara Federal homenageia o Filhos de Gandhy. Uma outra sessão solene, realizada em 2019, prestou tributo aos 70 anos do bloco.

À época, o ato foi sugestão dos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e João Roma, que integrava o PRB, atualmente é do PL e não cumpre mais mandato vigente.

Logo após o fim do Carnaval de Salvador 2024, na semana em que o Filhos de Gandhy completou 75 anos, o bloco fez uma série de eventos na capital baiana para marcar a data.

As festas contaram com uma missa na tradicional Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, e shows com participações de Gerônimo, Samba Trato e Virgílio Forrozeiro.

Uma das manifestações culturais mais importantes do Brasil, o Filhos de Gandhy busca agora ser reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia. A Secretaria Estadual de Cultura já deu entrada no processo no início do ano e agora passa por trâmites burocráticos.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia (Ipac), o registro de bens culturais de natureza imaterial é uma forma de identificação e produção de conhecimento sobre o bem cultural, de forma a permitir a continuidade dessa forma de patrimônio.

Em 2010, o Desfile dos Afoxés foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial da Bahia, em um decreto assinado pelo então governador Jaques Wagner (PT).

Sessão adiada

A homenagem estava marcada para o dia 14 de maio. O voo que levaria o bloco, no entanto, foi cancelado de última hora, sem maiores explicações pela Latam. Por esse motivo, a sessão precisou ser remarcada para esta terça (18).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp