Meio Ambiente

Dia Mundial da Reciclagem chama atenção para importância da destinação dos resíduos na capital baiana

Reprodução/Youtube/BNewsTV
Cooperativas, startups e poder público se unem para impulsionar a reciclagem na capital baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube/BNewsTV

Publicado em 17/05/2024, às 10h26   Dandara Amorim e Marco Dias



No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado nesta sexta-feira (17), o cenário em Salvador é de união de esforços para impulsionar a prática e construir um futuro mais sustentável para a cidade. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Cooperativas tradicionais, startups e o poder público estão trabalhando em conjunto para aumentar a taxa de reciclagem, que atualmente representa apenas 4% do total de resíduos gerados na capital baiana, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública ou Resíduos Especiais (ABRELPE).

Um exemplo dessa união é a parceria entre a Cooperativa Bariri, administrada pela família de Elias Júnior há cerca de 20 anos, e a startup Solos. A cooperativa, que recebe, faz a triagem e destina os resíduos sólidos para reciclagem ou aterro sanitário, agora conta com o apoio da Solos para ampliar seu alcance e impactar ainda mais a comunidade. 

Hoje, a Cooperativa Bariri atua em mercados, hospitais, condomínios. Temos uma doação porta a porta para que as pessoas venham entregar o material aqui pra gente", conta Júnior.

Para incentivar a participação da população na reciclagem, a prefeitura de Salvador lançou o programa So+ma, uma iniciativa que utiliza a ciência comportamental e a tecnologia para promover a economia circular. O programa oferece pontos que podem ser trocados por benefícios como alimentos, material de higiene e descontos em comércios locais. 

O cidadão traz o resíduo para o contêiner, esse resíduo é pesado e ele ganha uma pontuação a depender do tipo de resíduo e do peso", explica o titular da secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal de Salvador, Ivan Euler.

A Solos, startup de impacto fundada por Saville  Alves, trabalha em três frentes para ampliar a cultura da reciclagem na capital baiana. 

A primeira, são os conteúdos e experiências para fazer com que o conceito de economia circular se aproxime das pessoas, fique de maneira fácil, acessível, através de gamificação, de estratégias digitais. A segunda frente é a gestão de resíduos em grandes eventos, e a gente faz a operação aí de eventos como o Carnaval de São Paulo e de Salvador. E a terceira, são sistemas inteligentes de coleta onde a gente implementa soluções de coleta seletiva em territórios que não tem até então”, diz Saville Alves. 

O papel do cidadão

Embora as ações das cooperativas, startups e do poder público sejam importantes, o cidadão é peça fundamental para o sucesso da reciclagem. Separar o lixo corretamente e levar os materiais recicláveis para os pontos de coleta são ações simples que podem fazer a diferença.

É a prática que pode fazer essa diferença acontecer", ressalta Cláudia Pires, fundadora e CEO da So+ma.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp