Entretenimento

Arraiá Bnews: Quem foi São João? Descubra história do santo que dá o nome da festa junina

Reprodução Instagram @nossasagradafamilia
Além de batizar as festas juninas, o nascimento de João Batista, celebrado no dia 24 do mês, deu origem à tradição das fogueiras nos dias de santos.  |   Bnews - Divulgação Reprodução Instagram @nossasagradafamilia
Juliana Barbosa

por Juliana Barbosa

[email protected]

Publicado em 10/06/2024, às 05h30



Você sabia que São João é conhecido como o "Santo Festeiro"? As festividades em sua homenagem fazem parte das tradicionais comemorações das festas juninas no Brasil, celebrações que ocorrem em junho e são marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.

Confira mais matérias do projeto Arraiá BNews!

O dia de São João é comemorado em 24 de junho, em lembrança ao nascimento de João Batista, o profeta que previu a vinda de Jesus e figura importante no calendário da Igreja Católica.

As festas juninas têm suas origens na Europa medieval, especialmente em Portugal. Trazida para o Brasil como “Festa Joanina”, em referência a João Batista, logo as festas juninas caíram no gosto popular, principalmente no Nordeste.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

 Quem foi São João?

De acordo com o Mestre em História e Patrimônio pela Universidade do Porto, Portugal, Manoel Passos, São João Batista foi o filho de Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, portanto primo de Jesus.  Conhecido por realizar batismos no Rio Jordão, onde pregava suas mensagens.

A morte de São João ocorreu quando foi preso pelo Rei Herodes por falar sobre Jesus e criticar as autoridades da época. Ele foi decapitado a pedido de Salomé, filha de Herodias, que pediu sua cabeça como presente de aniversário.

 Tradição das Fogueiras no São João

Há registros anteriores à Idade Média de povos camponeses em volta de fogueiras para agradecer a boa colheita e pedir proteção contra maus espíritos. O costume de acender grandes fogueiras nessa época do ano teria sido incorporado pelo cristianismo nas festas juninas.

A tradicional fogueira de São João geralmente é acesa no dia 23 para o dia 24, como o sinal da luz que João Batista pregava.

O historiador explica a origem das fogueiras juninas: “Quando Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, ficou grávida de João Batista, fez um acordo que quando o filho nascesse acenderia uma fogueira para comunicá-la”.

Ainda há o batismo de fogueira que surge historicamente como uma versão paralela do batismo na água.  Ao pé da fogueira, pessoas sem parentesco consanguíneo tornam-se comadres e afilhadas.

No rito, a pessoa pega um pedaço da lenha da fogueira, coloca fogo e deita a lenha no chão. As duas pessoas se dão a mão com a lenha em baixo e dizem, por três vezes: ‘São João disse, São Pedro concordou, vamos ser comadre que Jesus Cristo confirmou’.

No Nordeste brasileiro, reunir-se ao redor da fogueira nos dias dos santos é uma prática tradicional. No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio - Santo Casamenteiro - no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp