Cidades

Mais de 30 aves silvestres são apreendidas em Vitória da Conquista

Divulgação/PM
Algumas aves silvestres estavam debilitadas e apresentavam sinais de maus-tratos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PM

Publicado em 30/04/2024, às 19h34   Victória Valentina



Uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e da Guarda Municipal, por meio do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama) apreendeu 38 pássaros silvestres em uma casa no loteamento Cidade Maravilhosa, na manhã da última segunda-feira (29), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. 

Entre os pássaros estavam 18 papa-capins, um tangará, quatro cardeais, cinco tico-tico, um trinca-ferro, seis canários da terra, dois sanhaços e uma cambacica. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres. Alguns deles estavam debilitados e com sinais de maus-tratos.

Os fiscais faziam uma fiscalização de rotina quando se depararam com um homem com um pássaro na gaiola na porta de casa, sem autorização para criá-los. Os agentes solicitaram autorização para entrar na garagem e, ao fazerem a inspeção, foi notado que nenhum dos pássaros tinha autorização.

Conforme a Semma, constitui crime ambiental quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp