Cidades

Criança indígena venezuelana morre com sinais de desnutrição em abrigo na Bahia

Reprodução | TV Santa Cruz
Grupo com mais de 50 imigrantes vive em abrigo na cidade há cerca de oito meses  |   Bnews - Divulgação Reprodução | TV Santa Cruz
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 08/05/2024, às 19h35 - Atualizado às 20h04



Uma criança de 2 anos, que não teve a identidade revelada, morreu nesta terça-feira (7), após ser internada com sinais de desnutrição, no Hospital Manoel Neves, localizado na cidade de Itabuna, na região sul da Bahia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Informações preliminares apontam que a vítima era uma menina indígena e venezuelana. Ela e um grupo com mais de 50 imigrantes estavam abrigados, desde setembro do ano passado, no prédio de um colégio estadual desativado.

De acordo com a TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia região, a situação no espaço é insalubre, com forte odor em meio a entulho e sujeira.

Em abril deste ano, a criança já havia sido hospitalizada com os mesmos sinais de desnutrição. Na ocasião, ela foi tratada e se recuperou, porém voltou a sofrer com o problema. A morte ocorreu mediante a diarreia e desnutrição.

O corpo da criança foi velado na tarde desta quarta-feira (8), no mesmo espaço onde ela morava. A comunidade fez homenagens indígenas para a menina. O enterro aconteceu em seguida.

A prefeitura não se pronunciou sobre o ocorrido, mas relatou à queda de um muro no espaço. A gestão disse ainda que o incidente ocorreu na terça e não houve feridos. 

O comunicado aponta que o desabamento ocorreu após infiltrações em decorrência das chuvas. A administração afirmou ainda que a Coordenadoria da Defesa Civil vistoriou a unidade e deve adotar providências.

Posteriormente, em novo pronunciamento, a gestão garantiu que fornece assistência ao grupo imigrante há nove meses, incluindo o fornecimento de refeições às crianças, material de limpeza e higiene pessoal, atendimento em saúde, encaminhamento para a rede escolar e cuidados sanitários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp