Política

Itamaraty se pronuncia após tentativa de golpe na Bolívia: "Democracia é um valor fundamental"

Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participou de uma reunião para falar sobre o tema nesta quinta-feira (27)  |  Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 27/06/2024, às 16h32   Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil   Redação BNews

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, classificou como “inaceitável” a tentativa de golpe na Bolívia ocorrida nesta semana. Durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, no Palácio do Itamaraty, o chefe da pasta ressaltou que a democracia é “um valor fundamental para o Brasil”. 

“A reunião de hoje simboliza o espírito de diálogo plural e inclusivo que também caracteriza nossa política externa. A democracia é um valor fundamental para o Brasil, como reafirmamos ontem ao rechaçar a inaceitável tentativa de golpe na Bolívia”, disse Mauro Vieira, nesta quinta-feira (27).

Na reunião, o ministro ressaltou que o governo brasileiro manterá contato com as autoridades bolivianas para “rechaçar essa grave violação da ordem constitucional na Bolívia”.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também comentou sobre o tema. De acordo com o ministro, a “posição do [presidente] Lula e do Mauro Vieira foi decisiva para apoiar as forças democráticas da Bolívia e dizer que não aceitamos mais ditaduras e golpes na América Latina”. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Alexandre Padilha Bolívia Itamaraty tentativa de golpe Mauro Vieira

Leia também


Valdemar Costa Neto usa tentativa de golpe na Bolívia para minimizar o 8 de janeiro


VÍDEO: Presidente da Bolívia e general ficam "cara a cara" durante tentativa de golpe