Saúde

Micareta de Feira: Festa disponibiliza posto de testagem e reforço na saúde pública

Divulgação / Mateus Pereira - GOVBA
Durante festa, Sesab distribui 500 mil preservativos e material educativo sobre as ITSs  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Mateus Pereira - GOVBA
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 19/04/2024, às 20h07 - Atualizado às 20h18


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a Micareta de Feira, que acontece até domingo (21), o Governo do Estado disponibiliza serviços essenciais à população, como estande de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), localizado no circuito da festa, especificamente na Antiga Norauto.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Somente na quinta-feira (18), primeiro dia de festa, foram realizados 620 testes, com 21 resultados positivos, três para HIV, um para Hepatite C e 17 para Sífilis.

Segundo Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a presença desse posto nas proximidades do circuito é de extrema relevância.

“O diagnóstico precoce e abrangente é essencial para alcançar a meta de eliminar essas doenças até 2030. Isso requer a realização de testes em larga escala, especialmente em locais onde há concentração de população sexualmente ativa, para oferecer não apenas os testes, mas também informações sobre prevenção, vacinação, uso de preservativos e outras medidas de saúde sexual para garantir o bem-estar das pessoas”, explica.

Além disso, as equipes da Sesab distribuem 500 mil preservativos e material educativo sobre as ITSs, promovendo a conscientização e prevenção entre os foliões.

O investimento informado pela Secretaria de Saúde do Estado é de cerca de R$ 800 mil em ações assistenciais, de prevenção, vigilância e fiscalização da saúde, abrangendo diversos segmentos, envolvendo 470 plantões para reforçar a assistência nos hospitais da região.

A Ouvidoria da Sesab e o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas também funcionarão todos os dias para atendimento aos foliões.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp