Saúde

Jairo Bouer: contatos sociais podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce

Ilustrativa/Freepik
Estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que pessoas socialmente isoladas têm mais probabilidade de apresentar uma idade biológica maior do que a real  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/Freepik

Publicado em 03/05/2024, às 21h30   Redação



Um estudo realizado pela Mayo Clinic, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas socialmente isoladas têm mais probabilidade de apresentar uma idade biológica maior do que a idade real, o que mostra que a conexão social é fundamental para a saúde e a longevidade. As informações são do Dr. Jairo Bouer.

Com o objetivo de investigar o papel do contato social no envelhecimento biológico, os pesquisadores analisaram uma escala de contatos sociais e um eletrocardiograma com inteligência artificial que estimava a idade biológica dos participantes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

No total, 280 mil adultos participaram do estudo. Os participantes que apresentaram uma pontuação mais alta no índice de relações sociais tiveram uma menor diferença entre a idade cronológica e a idade biológica. Isso se manteve verdadeiro em todos os grupos de gênero e idade, destacando a importância das relações sociais na vida das pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp