Política

Saiba quem o governo Lula quer na liderança da CPMI do 8 de janeiro

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Expectativa é a de que muitas das parcerias da CPI da Pandemia se repitam na CPMI do 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Publicado em 21/04/2023, às 20h09   Cadastrado por Yuri Abreu



Na tentativa de deter o controle da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai apurar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o governo Lula (PT) vem articulando para um dos senadores - Renan Calheiros (MDB-AL) ou Omar Aziz (PSD-AM) - seja o presidente do colegiado.

Mas, caso o cargo fique com a Câmara dos Deputados, também existe a possibilidade de um dos senadores ficar com a relatoria da Comissão, segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles. Ainda assim, o Palácio do Planalto conta com a experiência de ambos em CPIs para o cargo-chave que cabe ao Senado.

A expectativa é a de que muitas parcerias da CPI da Covid-19 devem se repetir na CPMI do 8 de janeiro, e é provável que a maioria dos integrantes do antigo G7, que comandava aquele colegiado CPMI, estejam indicados pelo governo na nova comissão.

O grupo inclui, além de Renan e Aziz, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Otto Alencar (PSD-BA), Humberto Costa (PT-PE), Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp