Política

Prefeito baiano é multado por falhas na oferta de alimentação escolar

Reprodução
Prefeito ainda não se pronunciou sobre a situação  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 03/05/2024, às 13h42   Luana Neiva



O prefeito de Pé de Serra, cidade do interior da Bahia, Edgar Carneiro Miranda foi multado em R$ 1 mil após auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), avaliar as condições de oferta da alimentação escolar do município durante o exercício de 2022. A decisão cabe recurso.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A auditoria avaliou a qualidade das instalações das cozinhas; o abastecimento de água nas unidades de ensino; a adequação do quadro de nutricionistas da rede municipal de educação; a elaboração, a disponibilização e o cumprimento do cardápio; e o controle dos gêneros alimentícios utilizados na alimentação escolar.

O relatório apresentado pelos auditores do TCM indicou uma quantidade insuficiente de nutricionistas que atuam nas atividades de alimentação escolar; infraestrutura inadequada em algumas cozinhas, com espaço pequeno, falta de impermeabilização de área molhada e tomada com fiação exposta; armazenamento de alimentos sem proteção e com a data de validade vencida em duas das unidades visitadas; e equipamentos de refrigeração com sinais de problemas de manutenção e conservação.

A auditoria também constatou a utilização de alimento ultraprocessado no cardápio, a exemplo de salsicha, além de cardápio com carência de oferta de frutas e legumes. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp