Política

Presidente da CPI da Pandemia afirma que Pazuello deve ser convocado para novo depoimento

Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado
Requerimento para reconvocar ex-ministro já foi apresentado e deve ser votado na próxima semana, possivelmente na próxima quarta-feira (26)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Jefferson Rudy/Agência Senado

Publicado em 22/05/2021, às 15h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Omar Aziz (PSD), presidente da CPI da Pandemia, afirmou neste sábado (22) que o ex-ministro da Saúde, o general da ativa Eduardo Pazuello, deve voltar a ser convocado para prestar depoimento na comissão. 

A oitiva de Pazuello na comissão que apura ações e omissões do governo federal durante a crise sanitária da Covid-19 rendeu dois dias seguidos de sessões - nas últimas quarta (19) e quinta-feira (20).

De acordo com informações do portal G1, Aziz, durante live promovida pelo Grupo Prerrogativas, avaliou a participação de Pazuello como “hilária” e disse que, protegido por um habeas corpus, o ex-ministro  mentiu e defendeu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “como se estivesse defendendo o filho dele". 

Para Aziz, o ex-ministro aproveitou o HC concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para "mentir" sem o risco de ser preso, uma vez que testemunhas têm o dever de falar a verdade em CPIs.

"Ele estava com um habeas corpus debaixo do braço, que permitia que ele falasse o que ele quisesse, que nada poderia acontecer com ele. Por isso que ele está sendo reconvocado, vai ser reconvocado na quarta-feira”, afirmou o senador.

Um requerimento para reconvocar Pazuello já foi apresentado e deve ser votado na próxima semana, possivelmente na próxima quarta-feira (26), durante sessão deliberativa. 

“A gente espera que a gente possa trabalhar sem a ingerência do Supremo nessa questão, até porque, se o ministro [Ricardo] Lewandowski assistiu [ao depoimento na CPI], ele disse 'não posso dar de novo habeas corpus pro cara mentir'”, continuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp