Salvador

Freio de Arrumação: Denúncia feita através da ouvidoria da Transalvador culminou na operação desta segunda

Aline reis/BNews
Em 64 dias úteis foram extraídos do sistema mais de 444 autos de infração, com um montante aproximado de R$ 84 mil de prejuízo aos cofres públicos   |   Bnews - Divulgação Aline reis/BNews

Publicado em 02/12/2019, às 11h10   Aline Reis e Shizue Miyazono


FacebookTwitterWhatsApp

A segunda fase da Operação Freio de Arrumação, que cumpriu dois mandados de busca e apreensão, nesta segunda-feira (2), na sede da Transalvador, nos Barris, e em um imóvel em Narandiba, foi desencadeada após uma denúncia feita na Ouvidoria do órgão de trânsito. A informação foi dada durante coletiva do Ministério Público da Bahia, na sede da instituição, na Avenida Joana Angélica, com a presença do superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Edson Augusto, a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Ana Emanuela Rossi Meira, e o promotor, Adailton Araújo.

Segundo o MP-BA, o servidor terceirizado da Transalvador suprimia infrações de trânsito do banco de dados do órgão. Ainda está sendo apurado quanto o investigado cobrava pela retirada das multas. 

A coordenadora do Gaeco contou que as investigações começaram em setembro e em 64 dias úteis foram extraídos do sistema mais de 444 autos de infração, com um montante aproximado de R$ 84 mil de prejuízo aos cofres públicos. A investigação ainda tenta descobrir há quanto tempo o servidor vem agindo e se os beneficiários tinham conhecimento das irregularidades das ações. 

"Essa é uma conduta que além de prejudicar toda a sociedade e o erário, também causa risco a vida e a saúde da população porque as pessoas que estão sendo multadas estão descumprindo regras e devem responder pelas suas ações", afirmou a coordenadora.

Segundo Ana Emanuela Rossi Meira, a prisão do servidor terceirizado foi solicitada, mas existem outras medidas cautelares que resguardam para ele não dê prosseguimento as ações como o afastamento do serviço, não poder viajar sem pedir autorização, e prestar informação ao juiz. 

A primeira fase da Freio de Arrumação foi deflagrada em 12 de setembro deste ano, quando foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão e dois mandados de exibição de documentos públicos no Detran e Transalvador, na capital baiana.

Matérias relacionadas:

Operação apura exclusão de multas e desvio de conduta de terceirizados da Transalvador
“A gente vem colaborando há algum tempo”, diz Fabrizzio Muller sobre operação na Transalvador
Freio de Arrumação: MP-BA e PRF cumprem mandados de busca e apreensão na Transalvador

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp