BNews Folia

Secretaria Estadual de Saúde faz balanço do Carnaval; confira todos os números

Bruno Guena/BNews
Números da saúde foram apresentados pela secretária Roberta Santana em coletiva  |   Bnews - Divulgação Bruno Guena/BNews

Publicado em 14/02/2024, às 11h58   Bruno Guena e Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apresentou nesta quarta-feira (14) o balanço do Carnaval 2024. Entre os números listados pela pasta, estão registros de violência nos circuitos, atendimentos em hospitais estaduais, ações de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e doação de sangue.

De acordo com a secretária Roberta Santana, em todo o período do carnaval foram registradas 127 ocorrências de violência que podem ser classificadas como média a alta complexidade. Entretanto, nenhuma situação de óbito imediato foi contabilizada.

"A maior incidência desses casos foi na segunda-feira, no circuito Barra-Ondina. Atuamos de forma rápida. Dessas situações, a maioria foi decorrente de agressões físicas", afirmou Roberta em coletiva de imprensa do governo da Bahia sobre o carnaval. "Em um universo de 11 milhões de foliões, falar em apenas 127 ocorrências pode ser considerado positivo, mas trabalhamos sempre para que não acontecesse nenhuma", adicionou.

O Hospital Geral do Estado (HGE) foi o que mais contabilizou ocorrências durante o carnaval. Ao todo, foram 91 encaminhamentos para a unidade de saúde, segundo a Sesab.

Em relação a ISTs, mais de 11 mil testes de sífilis, HIV e hepatites virais foram aplicados. Do total, foram registrados 236 casos positivos, sendo 199 de sífilis e 27 do vírus HIV. "Isso mostra a necessidade de atuação efetiva e o fortalecimento dessas testagens rápidas nos postos de saúde para que intensifiquemos esse trabalho de prevenção", ressaltou Roberta.

Conforme a Sesab, foram distribuídos mais de 140 mil preservativos durante os seis dias de festa em Salvador. A doação de sangue também registrou crescimento em relação a 2023. Foram feitas 1053 coletas pela Hemoba, aumento de 23% comparado com o mesmo período do ano passado.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp