BNews Folia

Carnaval 2024: Codecon encerra operação no Carnaval 2024 com menores índices de infrações; confira

FOTO: DIVULGAÇÃO
Operação no Carnaval 2024 foi marcada por mais ações educativas  |   Bnews - Divulgação FOTO: DIVULGAÇÃO

Publicado em 13/02/2024, às 20h40 - Atualizado às 21h11   Cadastrado por Maycol Douglas


FacebookTwitterWhatsApp

Durante a 'Operação Carnaval 2024', marcada por mais intensidade nas iniciativas da área de educação direcionadas a consumidores e fornecedores, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (CODECON), juntamente com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), anunciou a identificação de 166 estabelecimentos irregulares.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Os números registraram uma notável queda de 69,32% nas notificações emitidas em comparação ao ano passado, quando foram contabilizadas 541 notificações. As autuações também experimentaram uma significativa redução, com apenas três estabelecimentos penalizados neste ano por infrações graves ou recorrentes, em comparação aos 13 autuados em 2023.

As irregularidades identificadas foram rapidamente corrigidas em um prazo máximo de 24 horas. Os estabelecimentos autuados enfrentam penalidades que variam entre R$900,00 e R$9 milhões, além de haver também o risco de interdição em casos de repetição nas mesmas infrações.

O Balcão externo da CODECON, localizado mais próximo do circuito Dodô (Barra-Ondina), recebeu o total de 312 consumidores para orientações sobre a relação de consumo. O diretor-geral da CODECON, Zilton Netto, falou sobre a importância das ações educativas na redução das infrações.

“Realizamos diversas ações educativas para conscientizar os fornecedores e informar os consumidores sobre seus direitos, buscando o equilíbrio nas relações de consumo, para que todos saiam ganhando. Neste ano, iniciamos as orientações e visitas durante a Operação Verão, um trabalho que teve repercussão positiva nos resultados da Operação Carnaval. Estamos felizes com essa redução e continuaremos trabalhando para diminuir ainda mais as irregularidades”, disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp